Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

UFPB regulamenta intercâmbio para estudantes de pós-graduação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Federais de Ensino Superior (Ifes), a Pró-Reitora de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou portaria normativa para regulamentar a mobilidade de estudantes de pós-graduação na instituição.

De acordo com o documento, os intercâmbios poderão ser realizados em até seis meses para mestrados e um ano para os doutorados. Esse tempo de duração deve ser ajustado com o aval do programa de pós-graduação e as necessidades da pesquisa de dissertação ou tese (para os cursos de modalidade acadêmica) ou do produto final (para os cursos na modalidade profissional).

Ainda conforme as instruções, nos intercâmbios, podem ser cumpridas atividades relacionadas à pesquisa científica e seus desdobramentos, inclusive disciplinas, que serão aproveitadas no histórico escolar do discente em mobilidade.

Segundo a coordenadora de acompanhamento e avaliação dos programas de pós-graduação da UFPB, professora Márcia Batista da Fonseca, o intuito da portaria é institucionalizar e normatizar a mobilidade a fim de obter melhorias.

“Antes os procedimentos não eram normatizados. Buscamos com isso registrar a mobilidade nacional e internacional para ampliar o processo de internacionalização. A partir dos dados, buscaremos melhorar as parcerias com instituições nacionais e internacionais para pesquisa, ensino e extensão”, destaca.

Para interessados em fazer intercâmbio na UFPB, é necessária a abertura de processo eletrônico via Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) com destino à secretaria da PRPG – ou ao setor competente. No processo, dentre outros documentos, devem ser anexados um plano de trabalho com calendário das atividades a serem realizadas durante a permanência.

No caso de mobilidade internacional para a UFPB, o estudante que não entende português pode solicitar assistência linguística a um tutor ou participar de um curso de português para estrangeiros, oferecido pelo Programa Linguístico para Estudantes Internacionais (PLEI), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), em João Pessoa.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel