Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

PCdoB anuncia que terá candidatura a prefeito de João Pessoa e apresenta 4 nomes

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Paraíba terá candidatura própria a prefeito de João Pessoa nas eleições municipais de outubro deste ano. O processo de discussão de uma candidatura majoritária foi iniciado e quatro nomes da legenda já são apontados como pré-candidatos: Simão Almeida (ex-deputado estadual), Marcos Santos, Jonildo Cavalcanti (atual presidente do diretório pessoense) e Gregória Benário (presidente estadual).

As discussões acerca da candidatura própria tiveram início na manhã deste sábado (11) durante a realização do seminário ‘Encontro de Pré-Candidatos 2020’, que reuniu militantes do partido no auditório do Hotel JR, no Centro de João Pessoa, quando foram debatidos os temas ‘Pré-Campanha’, ‘Legislação Eleitoral’, ‘Contabilidade’ e ‘Pré-Lançamento do Movimento 65’.

O encontro também reuniu os pré-candidatos a vereador do partido à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A direção da agremiação partidária garante que 90% da sua chapa de pré-candidatos a vereador já está completa. “O PCdoB vem forte para disputar as vagas na Câmara Municipal”, afirma o presidente comunista na capital paraibana, Jonildo Cavalcanti.

“O encontro também abriu o processo de discussão para lançar candidatura própria a prefeito da capital, com nomes como Simão Almeida, Marcos Santos e Gregória Benário, entre outros quadros que o partido tem com grande qualificação para ofertar à população da capital”, completa Jonildo Cavalcanti, que também teve seu nome incluído na lista de pré-candidatos a prefeito.

O seminário realizado na manhã deste sábado reuniu cerca de trinta pré-candidatos a vereador. “O evento foi muito positivo. A nossa chapa está praticamente fechada. Ela está bem forte e diversificada, com representação dos movimentos sociais, sindicatos, professores, profissionais liberais e lideranças comunitárias”, avisa Jonildo.

De acordo com o presidente municipal do PCdoB, há uma orientação da direção nacional da legenda para lançar candidaturas a prefeito e a vereadores em todas as capitais e nas principais cidades brasileiras. “Não é mais como exceção. Agora o partido coloca como regra o lançamento de candidaturas majoritárias nas capitais e nas principais cidades do país”, informa, ele, destacando: “Não estamos lançando oficialmente ainda as pré-candidaturas, mas abrindo o processo de discussão para a possibilidade de lançar uma candidatura majoritária em João Pessoa”.

‘Movimento 65’

No seminário deste sábado, também ocorreu em João Pessoa o pré-lançamento do ‘Movimento 65’, que reforça a identidade do Partido Comunista do Brasil para as eleições de 2020. O ‘Movimento 65’ foi lançado em reunião da direção nacional no início de dezembro do ano passado.

“O ‘Movimento 65’ é um lugar para os lutadores e lutadoras das causas da classe trabalhadora e do povo, intelectuais e agentes culturais progressistas, líderes da sociedade civil”, relembra Jonildo Cavalcanti, ressaltando que a iniciativa não chega a ser uma novidade na centenária trajetória dos comunistas do Brasil.

“O partido sempre foi inventivo em buscar saídas para as situações mais complexas da luta política. Foi assim que surgiu a Aliança Nacional Libertadora, a ANL, instrumento amplo para enfrentar a ditadura do Estado Novo, agregando uma diversidade maior de segmentos da sociedade brasileira, com base na defesa da democracia e dos interesses nacionais”.

Na resistência à ditadura militar, que marcou o Brasil por 21 anos, os comunistas atuaram no MDB, depois PMDB, buscando agregar setores mais avançados daquele partido de frente em articulações como ‘Bloco Popular’ e ‘Tendência Popular’. O objetivo era sempre o mesmo, agregar o máximo de força para obter avanços e defender a democracia.

O ‘Movimento 65’ se direciona, conforme repete Jonildo Cavalcanti, a acolher filiações democráticas de lideranças de feições políticas e ideológicas amplas e comprometidas com uma plataforma patriótica, democrática e progressista para as cidades e o país.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino