Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Marinha realiza Operação Aspirantex 2020 no mar e nos portos, incluindo o de Cabedelo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Marinha do Brasil (MB) realizará, no período de 9 de janeiro a 19 de fevereiro, a Operação ASPIRANTEX-2020, a qual incluirá a 3ª Fase da Operação Amazônia Azul-Mar Limpo é Vida! A missão será realizada na área compreendida entre os Estados do Rio de Janeiro e Pará, sendo visitados os portos de Vitória-ES, Salvador-BA, Maceió-AL, Recife-PE, Cabedelo-PB, Natal-RN, Fortaleza-CE e Belém-PA.

A Operação terá fases de mar e de porto. Na fase de mar, diversos exercícios, de caráter estritamente militar, serão executados. As atividades são concernentes às tarefas básicas do Poder Naval, com ação de presença nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB) a fim de contribuir para a orientação dos Aspirantes do 2º ano da Escola Naval na escolha pelo Corpo e Habilitação Militar, assim como, familiarizá-los com a vida no mar. Já na fase de porto, os navios estarão abertos à visitação pública.

O Comandante da 1ª Divisão da Esquadra (ComDiv-1), Contra-Almirante Gilberto Santos Kerr, será o Comandante do Grupo-Tarefa, responsável por executar as atividades relacionadas a Aspirantex, que contará com a participação dos seguintes meios navais, aeronavais e Organizações Militares: Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico, Navio Doca Multipropósito Bahia, Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia, Fragata União, Fragata Constituição, Fragata Liberal, Navio-Tanque Almirante Gastão Motta, 1º e 3ºBatalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais, Grupamento de Mergulhadores de Combate, Submarino Tupi, além das aeronaves “Super Cougar” (UH-15), Seahawk” (SH-16), “Super Lynx” (AH-11B), “Esquilo” (UH-12), “Skyhawk” (AF-1), Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf), e, pertencentes à Força Aérea Brasileira (FAB), “Bandeirante Patrulha” (P-95) e “Orion” (P-3AM).

A Aspirantex 2020 também envolverá ações de apoio logístico aos Comandos Distritais dos portos visitados, e, caso necessário, o apoio aos Coordenadores Operacionais Regionais na execução de ações de resposta a incidentes de poluição por óleo no decorrer da 3ª Fase da Operação Amazônia Azul, Mar limpo é Vida!

Ao todo, participam da Operação cerca de 2900 militares, incluindo 244 Aspirantes, distribuídos pelos diversos navios participantes. Vale ressaltar que nos dias 17,18 19 e 25 e 26 de janeiro, durante a estadia dos navios nos portos visitados, haverá visitação pública, no período de 14 às 18 horas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UFPB publica edital de concurso com 21 vagas para professor e salário de até R$ 11 mil

Disputa para desembargador: Harrison defende paridade entre gêneros

Lucas afirma que “não cabem dois Ribeiros” na chapa de 2026

Anteriores

Empreender PB, assinatura de contratos

Empreender Paraíba abre inscrições para 28 municípios a partir desta quinta

sousaxbragantino

Falta de energia atinge parte do sertão da PB e atrasa Sousa x Bragantino

natixis (1)

Portugal busca brasileiros: multinacional abre 528 vagas sem limite de idade

harrisontargino

Disputa para desembargador: Harrison defende paridade entre gêneros

Prisão, cadeado

Preso homem investigado por quatro assassinatos em Aroeira

PC Deccor Prisão investigado por golpe contra a PBPrev

Polícia prende investigado por golpe de mais de R$ 130 mil contra PBPrev

CMJP 2024

CMJP aprova calendário para apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025

Lucas Ribeiro, vice governador

Lucas afirma que “não cabem dois Ribeiros” na chapa de 2026

Gervásio Maia em encontro internacional em Havana

Gervásio participa de missão em Cuba representando a Câmara dos Deputados

Ayrton Senna

Fãs de Ayrton Senna se reúnem em Imola para homenagear piloto nos 30 anos de sua morte