Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

O buraco é fundo, acabou-se o mundo…

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Acabou-se o mundo.

O “Juízo Final”, nesse dezessete de dezembro de dois mil e dezenove, reproduziu na Paraíba o trágico e inédito cenário político nacional. O Mago, seus amigos e ex-amigos, entre prisões e apreensões, foram expostos e maculados com o carimbo social da corrupção, fragilizando as estruturas de uma Casa Grande, construída historicamente com a argamassa da militância e a energia da senzala. A laranja apodreceu. O girassol escureceu. Acabou-se o mundo.

Como jurista, tenho o dever de abrir a nota de rodapé da presunção legal de inocência. A final de contas, são “apenas” investigados. Haverá um longo contraditório pela frente. Tudo está “apenas” começando… Mas, como analista, também devo dizer que, socialmente, tudo terminou ontem. Acabou-se o mundo.

Quem se importa se Cícero Lucena foi recentemente absolvido por unanimidade, depois de quase quinze anos de devido processo legal? A imprensa noticiou, claro. Mas quem compartilhou nas redes sociais? Quem conversou no jantar de família? Quem debateu filosoficamente na mesa de bar? Quem fez piada disso? Enfim, quem se importa com isso?

Socialmente, e com a liderança do Mago dos Palanques, e com o apoio dos seus amigos, e com a eufórica convicção do povo, ele já fora condenado lá atrás, por mim e provavelmente por você… Socialmente, sofreu todas as consequências, inclusive eleitorais. Nunca mais foi o mesmo. Ridicularizado, odiado, verdadeiramente condenado, ainda que juridicamente absolvido, porque isso é apenas um detalhe na nossa sociedade…

Ontem, o Mago e seus amigos foram condenados com trânsito em julgado. Fizeram piada deles. Viralizaram nas redes sociais. Foram conversa do jantar em família, pauta na repartição, debate na mesa de bar, assunto no shake da Herbalife… Todos só se importavam com isso. Mas desta vez, é claro… Desta vez o Mago e seus amigos vão se lembrar muito bem da presunção legal de inocência, mas só que, também para eles, isso é apenas um detalhe… Sofrerão as consequências, inclusive eleitorais. Nunca mais serão os mesmos. Nem para mim, nem para você. Acabou-se o mundo.

Haverá um longo contraditório pela frente. E, depois de quase quinze anos de devido processo legal, ouviremos falar de um detalhe sem importância, porque ninguém se importa com isso…
Pouco se sabe sobre o “Juízo Final”. Mas, pelo que já se tem acesso, pelo que já foi noticiado pela imprensa, ao que parece, o buraco é fundo…

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino