Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeitura assina TAC e se compromete a realizar concurso para o Trauminha

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Promotoria do Patrimônio Público de João Pessoa celebrou, na manhã desta sexta-feira (29), um termo de ajustamento de conduta (TAC) com a Prefeitura da Capital para regularização do quadro de pessoal do Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity, mais conhecido como Trauminha. Entre as ações, está previsto a realização de concurso público para a unidade hospitalar.

O TAC foi assinado pelo 39º promotor de Justiça Carlos Romero Lauria Paulo Neto, com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo; o secretário de Saúde do Município, Adalberto Fulgêncio; o secretário de Administração, Lauro Montenegro; e o procurador-geral do Município, Adelmar Azevedo Régis.

O promotor Carlos Romero Paulo Neto explicou que o TAC faz parte de dois procedimentos administrativos que tramitam na Promotoria com relação à irregularidades no quadro de pessoal do Trauminha. Atualmente, o hospital possui 1.230 servidores, dos quais apenas 430 são efetivos, o que representa 35% do total.

Ainda de acordo com o promotor, o TAC tem três eixos principais. O primeiro é a realização de concurso público para 315 cargos só para o Complexo Hospitalar Mangabeira. São vagas para médico, biomédico, dentista, psicólogo, assistente social em saúde, cirurgião dentista, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, técnico em enfermagem, técnico em laboratório, técnico em radiologia e técnico em imobilização ortopédica. “Com a realização do concurso todos os contratados da atividade fim do hospital, que é a assistência à saúde, serão substituídos por efetivos”, destacou o promotor.

O TAC estabelece uma série de prazos para o concurso. Até o dia 27 de dezembro, será formada a comissão e feitos os encaminhamento necessário à Câmara Municipal. A licitação da banca para organizar o concurso deverá ser feita até 27 de março de 2020. Já a realização do concurso e respetiva homologação pelo prefeito serão até 30 de novembro de 2020. a convocação, nomeação e posse dos aprovados deverão ser realizados até 31 de março de 2021.

Terceirização e processo seletivo

Conforme o promotor Carlos Romero Paulo Neto, o segundo eixo do TAC é a terceirização das atividades de higiene e limpeza do hospital. Atualmente, esses serviços são realizados por contratados. A terceirização será realizada por meio de procedimento licitatório para contratação de empresa e deverá ser implementada até 30 de junho de 2020, com a rescisão de todos os contratos de prestação de serviços por excepcional interesse público nas áreas de higienização e limpeza da unidade hospitalar.

O terceiro eixo compreende a regularização dos contratos de prestação de serviços existentes e daqueles que poderão ser celebrados no futuro, dentro das hipóteses legalmente previstas. O promotor destacou que a prefeitura deverá adequá-los ao prazo máximo estabelecido pela Lei nº 13.331/2016, que é de três anos de contrato, prorrogável por mais três.

Além disso, as contratações de prestação de serviços deverão obedecer a critérios. Para tal, a prefeitura deverá realizar, até 31 de maio de 2020, um processo seletivo simplificado. “Primando pelos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, todos terão que ser submetidos ao processo seletivo simplificado, obedecido o limite temporal imposto pela Lei 13.331”, explicou o promotor.

O prefeito Luciano Cartaxo disse que a Município tem sempre a disposição de manter o diálogo com o Ministério Público, avançando cada vez mais na questão da transparência e na qualidade dos serviços prestados à população. “Acabamos de lançar um concurso público para mais de mil vagas. Agora, estamos avançando com o MP em ações objetivas com esse TAC, para que possamos dar transparência, fazer os investimentos fundamentais, como a valorização do servidor, e claro, também ter um trabalho importante em relação ao equilíbrio entre o numero de prestadores de serviços e o número de efetivos na prefeitura”, declarou o prefeito.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais

Chuvas, RS

Com 80% do estado afetado pelas chuvas, RS tem fuga em massa de Porto Alegre em busca de água

Poste, queda

Postes caem na Rua da República e trânsito é bloqueado