Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Dia dos Pobres: Arquidiocese da Paraíba oferece café, almoço e serviços neste domingo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco há 3 anos e, desde então, vem sendo vivenciado em todo o mundo com ações sociais e celebrações. Na Arquidiocese da Paraíba, a data será lembrada com ações da Pastoral da Pessoa em Situação de Rua no Mosteiro de São Bento e Missa na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves.

O domingo terá café da manhã à partir das 7h e, em seguida, Missa na Catedral às 9h com o Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson. Durante toda a manhã serão oferecidos serviços de saúde, higiene e beleza e o almoço será servido às 12h. O SINE Municipal oferecerá palestras e cadastro para a reinserção no mercado de trabalho e a Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa também estará presente com atendimentos. “A ideia é a mesma sempre: dar dignidade à pessoa em situação de rua e ajudá-la a reconstruir a própria vida, facilitando caminhos e oportunidades”, enfatiza Massilon Ramos, coordenador da Pastoral.

As crianças do Projeto Legal, desenvolvido no bairro Marco Moura, periferia de Santa Rita, farão apresentações culturais e também serão atendidas nos serviços disponíveis durante o domingo. O Projeto Legal é desenvolvido pelo Centro de Direitos Humanos Dom Oscar Romero e atende cerca de 150 crianças e adolescentes. Sob a coordenação do Padre Xavier Paolillo, os jovens recebem alimentação e participam de oficinas pedagógicas, culturais, artísticas e musicais.

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco ao término do Ano Santo da Misericórdia (8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016) e é celebrado no domingo anterior ao da festa de Cristo Rei. O Papa Francisco justifica a criação da data com um convite à partilha e à solidariedade. “Este Dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade. Deus criou o céu e a terra para todos; foram os homens que, infelizmente, ergueram fronteiras, muros e recintos, traindo o dom originário destinado à humanidade sem qualquer exclusão.”

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

joaoelucas (1)

ODE 2024: João Azevêdo abre ciclo de audiências públicas em Cuité

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida