Vereadores de Campina vão entregar documento a Bolsonaro pedindo volta da Transposição

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O vereador Márcio Melo Rodrigues conseguiu coletar hoje (7) as assinaturas dos vereadores da Câmara Municipal de Campina Grande no documento que será entregue na próxima segunda-feira, 11, ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que estará na cidade para a inauguração do Complexo Aluízio Campos, reivindicando a adoção de providências para a retomada imediata do Projeto de Transposição do Rio São Francisco para abastecer o Açude de Boqueirão, que está em torno de 17 por cento de sua capacidade, temendo-se a volta do racionamento e o colapso no citado reservatório.

Leia íntegra do documento que será entregue a Bolsonaro:

Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro

Na condição de representantes da população de Campina Grande, com assento na Câmara Municipal de Vereadores, nos dirigimos com muito respeito a Vossa Excelência com o objetivo de solicitar o seu particular apoio e determinação com vistas à adoção das providências necessárias e urgentes para a volta do abastecimento do Açude Epitácio Pessoa (O Boqueirão) pelas águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Campina Grande e mais 18 Municípios, com cerca de um milhão de habitantes, no chamado Compartimento da Borborema, na Paraíba, estão bastante apreensivos com a paralisação no sistema de bombeamento das águas do Rio São Francisco no Eixo Leste, há cerca de seis meses para o Estado da Paraíba.

A população está aflita com a falta de notícias concretas a respeito do retorno do bombeamento das águas e o pleno e regular abastecimento. Sabemos da pré-operação do sistema, porém solicitamos de forma respeitosa a adoção de medidas e o anúncio da possível data para a solução desse impasse.

Nós, e a população como um todo, tememos que a crise se agrave mais ainda e que o “Epitácio Pessoa” venha a entrar no volume morto, por consequência com a volta do racionamento da água ou mesmo entrar em colapso total. Com essa situação muitas empresas e indústrias estão temendo se instalar em Campina Grande e na região em razão da falta de garantia da oferta de água.

Nos Distritos e Zona Rural é cada vez mais grave a falta do produto, já que as populações estão sendo abastecidas por caminhões pipa que não tem sido suficientes para atender a demanda e a solução são as águas salvadoras do Projeto do Governo Federal tão bem-vindo.

Com a suspensão no bombeamento das águas do Rio São Francisco sem perspectivas de retorno por inúmeros problemas é de se temer a volta do racionamento do produto até o final do ano.

O sistema está sem bombear água para a Paraíba, através do Eixo Leste como é do conhecimento de Vossa Excelência. O Eixo Leste, entregue em março de 2017, é importante para que garanta o abastecimento regular para a Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Segundo o Tribunal de Contas da União já foram gastos no Projeto de Integração do Rio São Francisco R$ 17 bilhões e faltam R$ 13,27 bilhões para a conclusão de 33 obras complementares. Conferir no link: https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/fiscobras-2019-tribunal-apresenta-resultado-de-fiscalizacao-em-77-obras-publicas.htm

O Açude que abastece Campina Grande e várias cidades do Compartimento da Borborema está com 17,92 por cento, com volume atual que é de 83.587.346 metros cúbicos da capacidade máxima de 466.525.964 metros cúbicos, conforme a AESA – Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, e não há perspectivas de chuvas na região que venham a contribuir para contemplar o reservatório e outros. A cada dia o quadro está se agravando no Açude Epitácio Pessoa, que está no estado de ALERTA.

Consideramos oportuno o gerenciamento do manancial de Epitácio Pessoa (Açude de Boqueirão) vindo a garantir o sistema de segurança hídrica para Campina Grande e demais Municípios que recebem suas águas.

Dessa forma, com muito respeito, apelamos a Vossa Excelência para determinar as medidas necessárias para solucionar a grave questão e tranquilizar a sociedade.

Agradecidos pela sua honrosa atenção, nós, vereadores de Campina Grande, independentemente de bandeira partidária, subscrevemos o presente documento:

Ivonete Ludgério, Márcio Melo Rodrigues, Marinaldo Cardoso, Marcos Raia, João Dantas, Anderson Maia, Aldo Cabral, Antonio Pimentel Filho, Alexandre Pereira, Alcindor Vilarim, Álvaro Farias, Bruno Faustino, Renan Maracajá, Rui da Ceasa, Rodrigo Ramos, Sargento Neto, Saulo Germano, Saulo Noronha, Pr. Luciano Breno, Janduy Ferreira, Ivan Batista, Galego do Leite, Olimpio Oliveira.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa