Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Projeto de mobilidade da UFPB promove carona solidária e ações educativas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A 2° edição do Humaniza Federal, evento de mobilidade do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Trama) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vai promover carona solidária e ações educativas nesta terça-feira (5), no campus I, em João Pessoa.

“O objetivo da carona solidária, dentro do evento Humaniza Federal, é o de incentivar a comunidade acadêmica a diminuir o uso dos veículos automotores e repensar outros meios de locomoção”, explica Aline Silva, 7° período do curso de Arquitetura e Urbanismo e uma das organizadoras.

Segundo a estudante, a iniciativa surgiu da percepção da equipe de que parte dos veículos automotivos que chegam à UFPB tem apenas um motorista. “Muitas vezes as pessoas moram próximo ou têm alguém na sua rota que também vem de carro e poderiam vir juntas. Isso auxilia tanto no trânsito, com diminuição da quantidade dos veículos e de engarrafamentos, quanto na questão ambiental, com menos emissão de poluentes”.

De acordo com Aline Silva, o Humaniza Federal é inspirado nas ações do Dia Mundial Sem Carro, que ocorrem em 22 de setembro, sobretudo na versão que ocorreu em 2017, promovida pela Prefeitura de João Pessoa e que contou com o auxílio do escritório.

“Na 1° edição do Humaniza Federal, a intenção inicial era participar com a prefeitura e na cidade. Mas, com a equipe pequena, percebemos que não daria pra intervir em local tão amplo e a prefeitura desistiu também. Como já havíamos identificado problemas dentro do campus, resolvemos atuar nos espaços da UFPB mesmo e nos desvinculamos do Dia Mundial Sem Carro, realizando o evento em dezembro”.

Ao longo do ano, a empresa júnior promove outras atividades no âmbito da mesma temática, como a exibição de documentários, palestras e rodas de conversa. “No ano passado, nos demos conta de que crescemos até mais do esperávamos. Ao fazer as intervenções, não tínhamos intenção de causar problemas. Contudo, ao fechar a entrada do Centro de Tecnologia (CT), provocamos engarrafamento nas vias Padre Zé e Pedro II, na área externa da UFPB”.

Para Aline Silva, as intervenções provocam reflexão. “As pessoas passam e tentam identificar a crítica. Cada um enxerga um problema diferente no que propomos.” As ações têm como base trabalhos acadêmicos. Um deles afirma que  o maior número de veículos entra, na UFPB, pelo CT, seguido da Reitoria e do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

“Por isso normalmente escolhemos esses locais para intervenção. Neste ano, fizemos contagem para saber quantos pedestres vêm do bairro dos Bancários até a entrada do CT. São aproximadamente 800, considerando os horários de pico pela manhã, tarde e noite. A gente também se apoia em conceitos como urbanismo tático, caminhabilidade”.

Programação

Das 7 às 9h, motoristas serão recepcionados no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e no Centro de Tecnologia (CT). Das 9h30 às 10h30, ocorrerá vivência de acessibilidade, em parceria com o Laboratório de Acessibilidade (Lacesse) da UFPB. A rota será do Bloco J, onde se localizará o Espaço Vaga Viva (local outrora destinado a carros), ao Bloco H do CT.

Das 10h30 às 11h30, haverá aplicação de Multa Moral, com concentração no Espaço Vaga Viva. Palestra sobre a situação atual da mobilidade urbana no campus I da UFPB, com participação do professor de Engenharia Civil Nilton Pereira, será realizada na Sala Multimídia do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, das 13h30 às 15h.

Das 15h30 às 16h30, haverá, novamente, vivência de acessibilidade, com a mesma rota da que ocorrerá pela manhã. Das 17 às 18h, ocorrerá apresentação musical de Seu Pereira, da banda Seu Pereira e Coletivo 401.

 

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

incendio pousada em porto alegre

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

luizcoutofrente

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio