Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Neurologistas alertam sobre importância do diagnóstico precoce do AVC

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Dados do Ministério da Saúde apontam que o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de mortalidade e incapacidade adquirida no Brasil. Caracterizado por uma alteração na circulação sanguínea no cérebro, o AVC tem dois subtipos: o isquêmico que é o mais comum, representa 85% dos casos, e o hemorrágico que corresponde a 15%, mas que causa o maior índice de mortalidade.

Sobre esses índices, especialistas em neurologia do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, alertam que o reconhecimento precoce dos sintomas da doença, como também a agilidade no tratamento, reduzem consideravelmente os índices de mortalidade e complicações referentes à patologia. Nesta terça-feira (29) profissionais da unidade de saúde realizam um trabalho de sensibilização com acompanhantes, pacientes e a população em geral, por meio de distribuição de material educativo e campanha nas redes sociais do complexo hospitalar.

“Era uma quinta-feira de junho, quando recebi a ligação de um dos amigos de trabalho do meu filho, de apenas 28 anos. Ele é odontólogo de uma unidade de saúde, apresentava os sintomas de um AVC. De imediato, a instituição fez a regulação para o Metropolitano que foi atendido passando por procedimento cirúrgico de urgência. Graças a Deus foi um sucesso a cirurgia e a recuperação dele foi rápida e sem sequelas. Os médicos explicaram que a identificação imediata dos sintomas o ajudaram para a boa recuperação”, explicou Rômulo Castro, pai de Nelson Luiz vítima de um AVC.

Segundo o neurologista do Hospital Metropolitano, Rafael Andrade, o diagnóstico rápido do AVC, além do tratamento imediato, reduz significativamente as chances de complicações para o paciente. “A gravidade da lesão provocada pelo AVC vai depender do tempo que o paciente levou para ser atendido e diagnosticado em um hospital. Normalmente, a região cerebral afetada demora de quatro a seis horas para morrer, a partir daí, os danos são irreversíveis. Ou seja, quanto mais rápido o paciente que está sofrendo um AVC chegar ao hospital, maiores são as suas chances de reverter a situação e evitar que a patologia comprometa uma área maior do cérebro” frisou.

Sintomas do AVC de acordo com a Escala de Cincinnati: A escala é uma avaliação médica, pré-hospitalar, utilizada para diagnosticar a presença de um acidente vascular encefálico. Ela é composta por três comandos: 1: pedir para o paciente sorrir, mostrando os dentes. 2: solicitar para o paciente levantar os braços para frente por 10 segundos; 3: pedir para o paciente falar uma frase simples. Se as respostas a esses comandos forem inadequadas, como falta de assimetria no sorriso, queda de um dos braços, evidenciando fraqueza muscular, ou a dificuldade ou incapacidade para falar, deve-se procurar a urgência médica imediatamente.

Como prevenir o AVC: Manter o controle da pressão arterial; monitorar a glicose e a diabetes; evitar o sobrepeso e a obesidade, cigarro e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas; manter os níveis saudáveis de colesterol; adotar uma dieta saudável e praticar exercícios físicos com frequência.

Dia de Conscientização do AVC: O Dia Mundial do AVC, é comemorado anualmente em 29 de outubro. A data tem a finalidade de alertar as pessoas sobre a prevenção.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrohistorrico (1)

Governador, prefeito e presidente da CMJP abrem Feira de Negócios Viva o Centro

Polícia Civil e Energisa em ação contra furtos de energia

Com 12 pessoas presas por furto de energia, quantidade recuperada pode abastecer quase mil casas

MUNDOBITA (1)

Espetáculo do Mundo Bita chega à Paraíba neste domingo

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira

Principal dos Bancários hoje

Termina hoje prazo para pagar IPVA de placa final 4 com desconto de 10%

ALPB hoje 30

Assembleia Legislativa aprova projeto que cria novos cargos de desembargador

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre