Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Documentário “Essência” reúne personagens reais como Ana Leal e Sâmya Maya

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O documentário “Essência”, produzido pela TV Câmara, foi lançado, na noite de sexta-feira (4), na sala de cinema Aruanda, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na plateia, um público formado por familiares e amigos dos personagens, intelectuais e servidores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O presidente do Legislativo Pessoense, vereador João Corujinha (DC), também marcou presença na apresentação do trabalho cinematográfico.

O documentário “Essência” tem 21 minutos e traz um pouco da história de cinco personagens, com realidades e comportamentos completamente distintos. O índio potiguara, Pajé Izaías, fala um pouco de seus aspectos culturais na aldeia, que em Baia da Traição, e ainda apresenta sua família.

A professora de história Ana Leal narra, com entusiasmo e emoção, seu amor pela Capital paraibana, sua paixão em ser professora e o carinho que tem pelo meio ambiente, especialmente pelo Rio Paraíba.

Já o vendedor ambulante Ezequiel Ribeiro de Lima, mais conhecido popularmente como “Macaxeira”, que tem um comércio há mais de 20 anos em frente à Câmara dos Vereadores, conta um pouco do seu dia a dia como vendedor ambulante de lanches, em um carrinho, e de seu principal passatempo: participar de uma escola de samba no bairro da Torre.

A cantora de forró e apresentadora Sâmya Maia não esconde a emoção ao lembrar das dificuldades da família, na infância, quando morava na periferia de Fortaleza. Sâmya ainda resgata fatos sobre sua vida até chegar ao estrelato, como cantora e apresentadora de televisão. Por sua vez, o servidor público

Laison Sampaio fala sobre as dificuldades e barreiras enfrentadas como homem trans, o apoio que recebeu do pai e ressalta a importância de ter constituído uma família.

Festival

O documentário “Essência” foi selecionado para participar do Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), considerado o mais importante festival de cinema brasileiro no exterior. A 12ª edição do evento será realizada entre os dias 13 e 17 de outubro, na Califórnia.

Personagens agradecem e produtores falam sobre o trabalho

Ao final da apresentação do documentário, os personagens agradeceram, elogiaram o tratamento que tiveram da equipe de produção e ainda fizeram questão de enaltecer a importância desse trabalho. Para o secretário de Comunicação da CMJP, jornalista Lael Arruda, que dirigiu o filme, é uma honra ter participado, intensamente, da produção e das gravações do documentário. Ele destacou o empenho e profissionalismo de toda equipe, além do apoio dos vereadores, em especial do presidente da Casa, vereador João Corujinha.

“É uma honra e uma alegria muito grande estar aqui, acompanhando o lançamento do documentário e testemunhando a repercussão positiva que esse trabalho, feito com tanto carinho e dedicação de todos, vem tendo na sociedade e no Poder Legislativo Municipal. O apoio de todos os vereadores e do presidente João Corujinha foi decisivo e primordial para que a gente pudesse realizar e concluir esse documentário”, comentou Lael.

Segundo ele, a TV Câmara de João Pessoa tem ocupado um lugar de protagonismo entre as emissoras legislativas do Brasil, devido aos projetos produzidos pela equipe. “Isso é muito bom, muito importante para a história da TV Câmara, pois é o trabalho dos nossos profissionais que vem sendo reconhecido”, afirmou.

O cineasta Lúcio César Fernandes, responsável pela direção, produção e montagem, avaliou que o foco principal do documentário é tentar passar para o telespectador e para a sociedade, de um modo geral, que existem pessoas diferentes, com costumes distintos, mas que precisam ser valorizadas e respeitadas, acima de tudo. Lúcio César ressaltou que o documentário mostrou histórias de vida emocionantes, de dificuldades, alegrias, superação e conquistas.

Os operadores de câmeras, Luís Barbosa e Francisco Sátiro, passaram quase 15 dias em campo fazendo filmagens dos locais e entrevistas dos personagens do documentário. Para Luís, foi uma oportunidade incrível e um trabalho engrandecedor profissionalmente. Na opinião de Sátiro, a dedicação e profissionalismo de todos da equipe foram os ingredientes principais para que o filme superasse todas as expectativas.

Na ocasião, o presidente da CMJP, João Corujinha, disse que o documentário é fruto de um trabalho sério e qualificado de todos os profissionais que fazem a TV Câmara de João Pessoa. Ele voltou a afirmar que o Poder Legislativo Municipal tem utilizado seus veículos de comunicação (TV, Rádio, Portal e Mídias Digitais) em benefício da população, prestando serviços essenciais de cidadania e valorizando tudo o que é bom dentro de uma sociedade plural e diversificada.

João Corujinha disse, ainda, que a TV Câmara JP tem sido pioneira e prestado um serviço importante de cidadania ao realizar produções como o documentário “Essência” e outros programas que tratam sobre educação, proteção à mulher, cultura, entre outros. “Isso comprova, cada vez mais, que estamos trilhando caminhos corretos e adotando medidas que fortalecem a imagem e atuação do Parlamento Mirim”, afirmou.

Documentário é elogiado por historiador e estudantes

O historiador e escritor José Octavio de Arruda Melo era um dos espectadores. Uma turma de alunos da Escola Estadual Pedro Poti, do município de Mataraca, veio especialmente para acompanhar a apresentação do filme. A diretora da Escola, Viana Germana, e o professor Adailton Feliciano ficaram emocionados e parabenizaram todos pela produção. Já os alunos não tiraram os olhos da tela do cinema.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

cachorro marley resgatado galo na cabeca

Cachorro é resgatado com “galo” na cabeça e tutora faz campanha para custear internação

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada_

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada

panta

Auditoria do TCE-PB dá parecer sobre São João de Santa Rita e Prefeitura diz que festa está mantida

Nível das águas do Guaíba continua em queda FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Nível das águas do Guaíba, no Rio Grande do Sul, continua em queda

computador estudos FOTO Pixabay

Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

giuceliaazul

Giucélia Figueiredo, ex-presidente do Crea-PB, lança candidatura a conselheira federal e promete transformação

dinheiro_real FOTO Pixabay

Adolescente confessa envolvimento em roubo de R$ 20 mil após invasão a obra em João Pessoa

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio FOTO santo andre depressao

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Polícia pende investigados por roubos a político, comerciantes e proprietários rurais em Mamanguape

Luciano Cartaxo 2

Ex-prefeito Luciano Cartaxo é internado em João Pessoa