Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ato pela Transposição em Monteiro terá Chico César e transmissão ao vivo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O SOS Transposição – O Grito do Nordeste, movimento pela volta do bombeamento das águas do São Francisco para a região do Cariri da Paraíba, será realizado no município de Monteiro, neste domingo, 1º de setembro, às 10h. Entre as personalidades que já confirmaram presença está o cantor Chico César. O protesto será transmitido, ao vivo, pelas redes sociais e poderá ser acompanhado pelo endereço https://www.facebook.com/realrcoutinho/

Além do artista paraibano, políticos de todo o País já confirmaram a presença. Entre eles, o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho; o governador do Piauí, Wellington Dias; o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad; a deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente do PT; Guilherme Boulos, do PSOL; o ex-senador Lindeberg Farias (PT); e os deputados federais Gervásio Maia (PSB-PB) e Natália Bonavides (PT-RN).

Ponto final do Eixo Leste da transposição das águas, os 44 municípios da região estão com os açudes no volume morto, desde fevereiro, quando o bombeamento foi interrompido em razão da quebra dos equipamentos das estações de uma adutora em Pernambuco. O Açude de Poções, em Monteiro, tem apenas com 5% de sua capacidade; Camalaú só tem 6%; e Sumé está com apenas 5,5% da capacidade.

Com a interrupção do abastecimento, a situação se agrava a cada dia e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cogepa) anunciou, na semana passada, a volta do racionamento de água, inclusive em Campina Grande, a segunda cidade da Paraíba.

Segundo Ricardo Coutinho, a paralisação do bombeamento é de natureza política. “Não se pode penalizar um povo em função do resultado eleitoral. Não há outro caminho para o Nordestino sobreviver do que lutar pela volta do bombeamento das águas do Rio São Francisco. O governo federal precisa retomar o fornecimento”, afirmou. O Nordeste foi a única região do país em que Jair Bolsonaro perdeu a eleição de 2018.

Para a Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, a obra da Transposição do São Francisco tem um grande impacto econômico e social, porque leva água para milhões de pessoas que não tinham acesso a esse recurso natural. “Só que Bolsonaro, com sua política de destruição, cortou o bombeamento da água, prejudicando a obra e fazendo que milhões de nordestinos deixem de receber a água de que precisam. No dia 1º, vamos lutar para que a Transposição realmente se efetive”, disse Gleisi.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes