Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Wallber Virgulino ataca trabalho feito por alunos em escola e professor se queixa de censura

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um trabalho realizado por um professor e alunos do colégio Sesquicentenário, dentro da área de humanas, virou alvo de ataques do deputado Wallber Virgulino (Patriotas) nas redes sociais. Em postagens feitas em seu perfil no instagram, o parlamentar diz que a educação na Paraíba virou caso de polícia e afirma que o colégio Sesquicentenário, onde o trabalho está sendo feito, foi tomado pela “anarquia”.

Nas postagens Wallber diz que a Secretaria de Educação do Estado deve tomar providências urgentes e que o Ministério Público da Paraíba (MPPB) deveria conversar com “a direção que não sabe mais o que fazer para conter essa situação”.

O professor Renan Palmeira, que coordena o trabalho dentro da disciplina de sociologia, explicou que o trabalho questionado por Wallber faz parte da discussão envolvendo temáticas dos movimentos sociais nas turmas do primeiro e segundo ano do Ensino Médio, previsto na grade curricular da disciplina.

Os alunos tinham liberdade de escolher os temas que quisessem trabalhar e discutir em sala de aula. Os temas abordados, escolhidos pelos alunos, envolveram movimentos feministas, LBGT, movimento negro, ambientalistas, canabidiol, entre outros.

Renan disse que desde ontem foi surpreendido com postagens de Wallber Virgulino, onde segundo ele foram retirados pontos de apenas alguns cartazes, questionando o trabalho com um discurso extremamente repressor, ameaçador de um trabalho pedagógico.

“Meu trabalo não é de apologia a nenhuma ideologia, é um trabalho de problematização das temáticas propostas pelos alunos de uma forma respeitosa”, afirmou.

Ele acusa o deputado, inclusive, de postar em seu Instagram aspectos que não fazem parte do trabalho, “distorcendo toda a realidade do trabalho e reforçando o discurso de perseguição ao professor, ao educador, a disciplina e ao trabalho que está sendo feito”.

Ele disse que vai acionar judicialmente Wallber Virgulino por calúnia e difamação. “Estou me sentindo coagido, porque está havendo difamação. Estou e sentindo censurado por essas postagens feitas de forma extremamente tendenciosas. São fake news, que distorcem a realidade do que foi trabalhado de fato em sala de aula”, disse Renan.

Ele ressaltou que é previsto a liberdade do professor para trabalhar com as temáticas propostas.

Renan disse também que em nenhum momento o parlamentar procurou a escola para tentar esclarecer

Direção do Sesquicentenário

Em nota a direção da escola disse que o conteúdo das temáticas trabalhadas referente a movimentos sociais está previsto na grade curricular da disciplina, presente no livro didático. “Possibilitando um ensino democrático e inclusivo, foi utilizado apresentações de cartazes com temáticas de novos movimentos sociais, permitindo aos alunos a escolha dos seus temas e interagir com o restante da turma”.

Diz ainda que nas apresentações se configurou um clima de debates e de análises coletivas sobre o temas de forma positiva, possibilitando uma educação crítica, pautada na prática da cidadania e no respeito a diversidade humana e aos direitos fundamentais.

O ParlamentoPB tentou ouvir o deputado Wallber Virgulino, mas ele não atendeu as ligações.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Sororidade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos