Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Assembleia aciona Procuradoria para garantir lei sobre fim da cobrança de estacionamento em shoppings

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, disse hoje que já acionou a Procuradoria Jurídica da Casa para que seja apresentado um recurso contra a decisão da Justiça que suspendeu a Lei que dispensava os clientes do pagamento da taxa de estacionamento de shopping centers em João Pessoa.

Adriano disse que entende a argumentação dos magistrados que decidiram derrubar a lei, mas que ele acha que existe um viés de estímulo ao consumo que pode ser encontrado para viabilizar a aplicação da lei.

E é com base nesse entendimento que o presidente da Assembleia encarregou a Procuradoria Jurídica da Casa para elaborar um recurso para tentar a manutenção e consequente efeito da lei.

As informações foram dadas por Adriano Galdino, por telefone, durante entrevista ao Jornal da Manhã da Jovem Pan João Pessoa. Adriano está em Sergipe, Aracaju, participando do Parla Nordeste.

Não chegou a durar 24 horas os efeitos da lei que dispensava os clientes do pagamento da taxa de estacionamento de shopping centers em João Pessoa. Com decisões da juíza Silvanna P. B. Gouveia Cavalcanti, da 2ª Vara de Fazenda Pública da Capital (Mangabeira e MAG); Aluísio Bezerra Filho, da 6ª Vara de Fazenda Pública (Tambiá), e Flávia da Costa Lins Cavalcanti, da 1ª Vara de Fazenda Pública (Manaíra Shopping), os principais estabelecimentos da capital paraibana estão autorizados a manter a cobrança da taxa, sem que os órgãos de defesa do consumidor possam lavrar multas.

“O Supremo Tribunal Federal já assentou, em diversas oportunidades, que a disciplina acerca da exploração econômica de estacionamentos privados refere-se a Direito Civil, sendo, portanto, de competência privativa da União, nos exatos termos do art. 22, I, da Constituição Federal. A regulamentação da modalidade de cobrança de estacionamentos urbanos possui relação direta com o direito à propriedade, na medida em que institui limitação ao pleno exercício desse mesmo direito no âmbito das relações contratuais”, narrou Aluísio Bezerra em sua decisão. O argumento é o mesmo seguido pelas magistradas que apreciaram outros recursos dos shoppings.

As decisões estão sendo proferidas à medida que cada recurso impetrado por shoppings, supermercados ou centros comerciais chegam ao Tribunal de Justiça da Paraíba.

A polêmica começou ontem pela manhã com a promulgação, pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (PSB), de uma lei aprovada pelos deputados e apresentada por Taciano Diniz (Avante). Ela isentava a cobrança para permanências inferiores a 20 minutos nos estacionamentos dos shoppings, supermercados e centros comerciais e ainda previa que os clientes cujo consumo fosse igual ou superior a 10 vezes o valor da taxa estariam livres do pagamento pelo estacionamento.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas