Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Cida Ramos participa de discussão na OAB contra PEC 108

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A deputada estadual Cida Ramos (PSB) participou, na tarde desta segunda-feira (29), de uma Audiência Pública promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), com o intuito de debater a proposta de emenda à Constituição (PEC 108/2019) que acaba com a obrigatoriedade de adesão a conselhos profissionais de classe.

Cida Ramos ressaltou que na prática, a PEC fragiliza a representatividade popular por meio dos conselhos de classe. “Dentro do Estado Democrático de Direito os conselhos promovem a disciplina de determinadas profissões, cuja atividade tem grande impacto na vida da sociedade. Essa proposta traz na sua essência um ataque a mecanismo que protegem o cidadão. A fiscalização do exercício profissional não é obstáculo, mas sim instrumento de fortalecimento das atividades e dos serviços prestados à sociedade”, pontuou.

A parlamentar aproveitou para reafirmar que essa será mais uma de suas bandeiras de luta na Assembleia Legislativa da Paraíba. “Levaremos esse debate à Casa do Povo, através de uma sessão especial para que todos os deputados e deputadas possam tomar conhecimento da PEC. Coloco o mandato inteiramente à disposição de todos os conselhos, por entender que essa medida ataca toda a sociedade, por isso, iremos lutar para barrar essa nova arbitrariedade”, assegurou.

O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, salientou que o debate é necessário para que todos os conselhos de classe e a sociedade possam compreender a fragilidade que a PEC causa na democracia representativa das entidades. “A Ordem dos Advogados do Brasil tem um longo histórico de relevantes serviços prestados à sociedade brasileira em seus mais de 88 anos de existência. A proposta ceifa um dos mais importantes instrumentos de defesa da sociedade na fiscalização profissional, com o claro e único propósito de engessar e silenciar as entidades”, disse.

Entenda a PEC

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 108/2019, elaborada pelo governo Bolsonaro, pode levar à extinção dos conselhos profissionais ao definir que a filiação a essas entidades deve ser opcional, diferentemente da exigência atual. Na prática, a PEC levaria a uma redução significativa da arrecadação em anuidades – fonte de receita dos conselhos – inviabilizando o trabalho de regulação e fiscalização das respectivas atividades, possibilitando que profissionais antiéticos ou com formação precária fiquem livres para atuar.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Estuprador de Santa Rita, Tibiri

Investigado por 12 estupros, ‘maníaco de Tibiri’ deixa hospital e vai para o PB1

Luciano Cartaxo 2

PT Nacional deve anunciar candidatura de Cartaxo, após operação inviabilizar aliança com Cícero

Chuvas, RS

Com 78 mortos e 105 desaparecidos no RS, FAB usa drones para encontrar isolados

PRF e Polícia Civil, forças de segurança da PB

Forças de segurança fazem operação contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

PRF fiscalização

Dois motociclistas e um passageiro morrem em acidentes em rodovias federais na PB

Chef de cozinha

Sine-JP inicia semana com oferta de 250 empregos em diversas áreas

protestofeira (1)

Moradores bloqueiam rua em frente à Feira do Rangel contra corte de energia

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida