Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Glauce Burity recebe a Medalha Epitácio Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A professora Glauce Maria Navarro Burity, viúva do ex-governador Tarcísio Burity, foi homenageada com a Medalha de Epitácio Pessoa. A mais alta comenda da Assembleia Legislativa foi entregue numa cerimônia, bastante prestigiada, realizada na tarde de hoje, no plenário Deputado José Mariz. A propositura para concessão da honraria é de autoria do deputado estadual Raniery Paulino (PMDB).

A Sessão Especial teve início com a execução do Hino Nacional e teve prosseguimento com a apresentação do coral “João Alberto Gurgel”, formado pelos servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os trabalhos da Mesa Diretora foram conduzidos pelo deputado estadual João Gonçalves (PSDB) e secretariados pelo deputado Gervásio Maia Filho (PMDB), líder da bancada de situação na Casa de Epitácio Pessoa.

Na tribuna do plenário da Assembleia Legislativa, o parlamentar Raniery Paulino justificou a homenagem. “O poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu que “os homens distinguem-se pelo que fazem, as mulheres pelo que levam os homens a fazer”. Portanto, à luz do raciocínio do poeta fico a imaginar as inúmeras obras existentes no nosso Estado que foram inspiradas nas idéias da professora Glauce Maria Navarro Burity, uma vez que o seu esposo realizou grandes avanços nas mais diversas áreas da esfera governamental, gravando decisivamente páginas importantes da nossa história”, ressaltou.

O momento mais emocionante da cerimônia promovida pelo Poder Legislativo aconteceu quando a Medalha e o Diploma de Epitácio Pessoa foi entregue à homenageada pelas mãos de seus filhos: Maurício, Leonardo e André Burity. “Acabo de ser agraciada nessa sessão solene com o diploma por relevantes serviços prestados ao Estado da Paraíba, posso assegurar-lhe que ela me toca profundamente, sobretudo, por ter partido da Assembleia Legislativa, cuja propositura foi apresentada pelo deputado Raniery Paulino. Honra-me receber esta medalha neste momento da minha vida em que tenho me dedicado exclusivamente à minha família”.

As palavras de agradecimento proferidas por Glauce Burity, também trataram de algumas das principais obras sociais realizadas durante os oito anos do governo de Tarcísio Burity. “Construção da quadra do Instituto dos Cegos da Paraíba, o aumento do número de crianças atendidas por creches, melhoria habitacional com a construção de casas populares”, pontuou e encerrou o discurso em tom de gratidão. “Meus amigos quero agradecer a presença de todos. Desejo um mundo onde os direitos os homens sejam respeitados, desejo um mundo humanitário e solidário, lutei e luto por este ideal. Obrigada pela honra que hoje me foi concedida”.

O deputado João Gonçalves afirmou que irá solicitar que o discurso proferido por Glauce Burity seja incluído nos anais da Assembleia Legislativa, pois serve de modelo para qualquer governo. “Quando se pensar na política de planejamento tem que se pensar, como se pensava o ex-governador Tarcísio Burity. Foi uma sessão histórica, pois Dona Glauce Burity trouxe para esta Casa o registro de uma importante parte da memória do nosso Estado, que pôde ser divulgadaara o conhecimento desta nova geração”, finalizou.

A Sessão Especial contou com a presença do Secretário da Controladoria Geral do Estado, Elson Pessoa de Carvalho; Juarez Farias, Presidente da Academia Paraibana de Letras da Paraíba; Damião Ramos, Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), Ricardo Bezerra, Presidente da União Brasileira de Escritores da Paraíba; o ex-governador do Estado, Dorgival Terceiro Neto; o deputado federal Manoel Júnior (PMDB/PB); o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP) e a Presidente da Academia Feminina de Letras da Paraíba, Balila Palmeira. 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Sororidade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos