Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Caravana da Rede Cuidar chega ao final com 1.289 atendimentos a crianças cardiopatas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O último dia da Caravana da Rede Cuidar aconteceu em Itabaiana, nesse sábado (20), totalizando mais de 1.289 atendimentos. A ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), começou no último dia 8 e percorreu 13 cidades paraibanas (Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Esperança, Picuí, Guarabira, Mamanguape e Itabaiana), levando atendimento e exames às crianças com cardiopatia.

A primeira criança atendida em Itabaiana foi Maria Estela Muniz da Silva, de nove meses. Veio a Caravana para ser avaliada após a cirurgia que fez no coração há um mês.

Aos oito meses, passou por uma cirurgia porque nasceu com dois problemas no coração. A mãe, Maria Aparecida Muniz, contou que o diagnóstico do problema grave na filha (aberturas e vaso fechado que impedia a passagem do sangue), foi um choque para a família que é de Itabaiana. “Com o diagnóstico a gente entrou num mundo desconhecido”, disse.

Logo que recebeu o diagnóstico, a filha começou a receber atendimento pela Rede Cuidar. Logo foi encaminhada para o Metropolitano, referência em cardiologia pediátrica, para todos os municípios, onde ficou na UTI, por um mês; em dezembro, fez bandagem da artéria pulmonar e, no final de fevereiro, ficou 14 dias na UTI, com bronquiolite. No mês de maio fez a segunda cirurgia para corrigir o problema grave com o qual nasceu.

Na Caravana, Estela fez ecocardiograma; passou por cardiologistas; pelo serviço social, dentista e enfermagem. “Hoje foi um dia surpreendente pela atenção, carinho e acolhimento que tivemos na Caravana. Tenho muito a agradecer a forma como a minha filha vem sendo cuidada por esta Rede”, disse a mãe, emocionada.

No total, a Caravana contou com o trabalho de 201 voluntários. Além dos 60 que seguiram nas 13 cidades, onde a ação chegava, sempre havia mais voluntários dos municípios. Para a enfermeira, coordenadora da UTI Pediátrica do Metropolitano, Adriana Aidê, o voluntariado é algo que só tem a ensinar. “A Caravana é um aprendizado, pois temos a oportunidade ímpar de contribuir com a saúde da população”, declarou.

Durante o evento, 167 pessoas doaram sangue e 163 fizeram o cadastro de medula óssea. Ainda teve a participação do Banco de Leite que conseguiu arrecadas mais de 80 frascos para doação de leite materno.

Durante a Caravana, além dos atendimentos, foram capacitados 559 profissionais, sendo 309 na obstetrícia e 309 e 250 na neonatologia.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

rio agua FOTO Pixabay

Açude sofre rompimento em Bananeiras e Prefeitura abre acessos para moradores de comunidades

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Professora morre em acidente de moto na BR-412, em Serra Branca

ambulancia FOTO Pixabay

Carro capota na BR-230, em Santa Rita, e mulher é socorrida ao Hospital de Trauma

google FOTO Pixabay

MPF e DPU acionam Google por disseminação de discurso de ódio

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Pilar

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene

computador estudos FOTO Pixabay

Governo adia Concurso Unificado por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

wallberviolencia

Deputado “paga” à esposa por “vale night”; entenda porque isso é violência

cachorro pitbull FOTO Pixabay

Policial é baleado após discussão com vizinho por causa de pitbull, em Bayeux