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Secretaria de Saúde esclarece notícias falsas sobre Cartão SUS

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A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa alerta que a informação que tem circulado nas redes sociais sobre a obrigatoriedade da atualização do Cartão SUS que inicia com o número 8 não é verdadeira e, no caso de dúvidas, os usuários podem ligar para 3214-7981.

O Cartão Nacional de Saúde é o documento que possibilita vincular os procedimentos, ações e serviços de saúde executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao cidadão, ao profissional de saúde que os realizou e também aos serviços de saúde onde foram realizados. Para tanto, são necessários os cadastros dos usuários no sistema de informatização dos serviços de assistência dos municípios.

“É importante que todos os cidadãos utilizem o SUS com dados corretamente informados, portanto, a atualização deve ser realizada se houver dados desatualizados no cadastro”, explicou Roberlândia Freire, diretora de Regulação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

“Devem atualizar o cadastro no Cartão SUS quem mudou de cidade, de endereço na própria cidade, teve alguma alteração no nome, documentos ou deixou de passar alguma informação no momento do cadastro” completou a diretora.

O cartão é oferecido gratuitamente e pode ser solicitado através da Secretaria de Saúde (SMS), na sede do Cartão SUS, localizado na Avenida Rui Barbosa, s/n, no antigo Lactário da Torre, de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. Para emitir o documento, é necessário apresentar o Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um comprovante de residência.

“Caso o usuário não possua um comprovante de endereço em seu nome, pode procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) onde é cadastrado para que seja emitida uma declaração de residência”, ressalta a diretora.

Mesmo o documento sendo de abrangência nacional, quem tem cartão de outro município e hoje reside em João Pessoa, necessita transferir o cadastro, apresentando comprovante de residência no seu nome e documentos pessoais como RG e CPF. O mesmo é indicado para quem precisa transferir o documento para outra localidade de residência.

Já no caso de perda do Cartão SUS por algum motivo ou extravio, é importante o usuário saber que irá precisar da segunda via do cartão para atendimento nas unidades de saúde ou qualquer outro serviço ofertado pela SMS. Para mais informações, o usuário pode ligar para 3214-7981.

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