Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Vereadores aprovam eleição antecipada da mesa diretora da Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os vereadores pessoenses aprovaram hoje de manhã o projeto de resolução que antecipa em um ano a eleição da mesa diretora da Casa. A matéria foi aprovada por 17 votos contra um, do vereador Geraldo Amorim (PDT), um ferrenho crítico da tese de reeleição e antecipação do pleito. Os vereadores Sandra Marrocos, Ubiratan Pereira e Fernando Milanez estavam ausentes e não participaram da votação.

De acordo com o regimento interno da Câmara, a eleição seria realizada em dezembro do ano que vem, mas, pela mudança aprovada hoje, o pleito será realizado no próximo dia 1º de dezembro, terça-feira.

Em entrevista concedida logo após a votação, o presidente da Casa, Durval Ferreira (PP), provável candidato à reeleição, definiu como "natural" o processo, que contou com o apoio da maioria dos parlamentares e adiantou que vai conversar com a atual mesa diretora para definir uma chapa para disputar o pleito de terça-feira.

Por outro lado, o vereador Geraldo Amorim classificou a votação como sendo "um golpe". Ele argumentou que a matéria foi incluída em um rol de projetos menores em dia atípico de votação.

O presidente da Casa, Durval Ferreira (PP), informou que os interessados em concorrer ao pleito devem formalizar a chapa e apresentar no Protocolo Geral da Câmara até as 18h desta terça-feira (23). “Qualquer vereador pode lançar uma chapa. Estamos entrando em entendimento para decidir que composição será apresentada”, declarou o presidente.

O vereador Benilton Lucena (PT) antecipou que irá concorrer ao cargo de primeiro-secretário e que é consenso entre a maioria dos vereadores a recondução de Durval à presidência. “Acredito que, mais uma vez, será lançada uma chapa única, já que a maioria apóia o atual presidente, Durval Ferreira, e a atual composição da mesa”, revelou.

Ele também elogiou a atuação de Durval como presidente: “Durval vem trabalhando com maestria na relação entre a Câmara e a comunidade, e principalmente entre o Legislativo e o Executivo. Quem ganha com essa harmonia é a cidade”, avaliou Benílton.

Quando questionado sobre o curto prazo para a apresentação de chapas, Benílton respondeu que “a discussão sobre a antecipação da mesa vem de muito tempo, portanto, não haverá nenhuma dificuldade”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

rio agua FOTO Pixabay

Açude sofre rompimento em Bananeiras e Prefeitura abre acessos para moradores de comunidades

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Professora morre em acidente de moto na BR-412, em Serra Branca

ambulancia FOTO Pixabay

Carro capota na BR-230, em Santa Rita, e mulher é socorrida ao Hospital de Trauma

google FOTO Pixabay

MPF e DPU acionam Google por disseminação de discurso de ódio

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Pilar

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene

computador estudos FOTO Pixabay

Governo adia Concurso Unificado por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

wallberviolencia

Deputado “paga” à esposa por “vale night”; entenda porque isso é violência

cachorro pitbull FOTO Pixabay

Policial é baleado após discussão com vizinho por causa de pitbull, em Bayeux