Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ahmadinejad defende Brasil no Conselho de Segurança da ONU

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Brasília – O presidente do Irã,  Mahmoud Ahmadinejad, defendeu hoje (23) que o Brasil seja integrado como membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Desde o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o Brasil pleiteia tornar-se integrante do órgão. Segundo Ahmadinejad, a história recente mostra que o conselho fracassou em várias negociações, por isso necessita ser reformado.

“O Conselho de Segurança da ONU precisa passar por profundas mudanças. Nos últimos anos, o conselho fracassou [em várias negociações]”, afirmou o iraniano durante declaração conjunta, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Itamaraty. “O Conselho deve ser reformado. Apoiamos a candidatura de novos membros individuais. Apoiamos a presença do Brasil como membro permanente.”  

Em resposta, o presidente Lula disse que, pela posição que o Brasil sempre assumiu em defesa da paz mundial está capacitado para assumir-se como membro permanente do conselho. "Temos defendido ao longo dos últimos 15 anos a necessidade da mudança das Nações Unidas com a reforma profunda do conselho para que todos os continentes estejam representantes no órgão. E para que as decisões sejam tomadas com base em uma realidade contemporânea", disse ele.

O presidente brasileiro lembra que a atual formação do conselho foi consolidada nos anos 40, quando o mundo tinha uma outra realidade. Segundo Lula, é necessário adequar o órgão ao mundo atual.     

Ahmadinejad disse, ainda, que outros organismos, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial também devem ser submetidos a mudanças nas suas estruturas. “O FMI e o Banco Mundial  deveriam tomar medidas mais com vistas à justiça e à visão igualitária das nações. A estrutura econômica [como um todo] deve ser mudada”, disse o presidente iraniano.

Sem citar o nome dos Estados Unidos nem especificamente o de outros países,  Ahmadinejad reclamou da pressão estrangeira para impor um modo de pensar e agir comum, sem considerar as diferenças culturais de cada região.

“As estruturas não deveriam ser impostas por um único modo [de agir e pensar]. O clima cultural deve formar-se com base no respeito e na igualdade”, afirmou Ahmadinejad.
 
O presidente iraniano cumpre uma agenda intensa política e econômica em Brasília. Houve atrasos nos horários marcados anteriormente, além da declaração conjunta. Na programação, houve, ainda, uma rápida entrevista coletiva, assinatura de atos, reuniões bilaterais e almoço.   


Agência Brasil

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB__

Homem é preso suspeito de fazer criança refém e manter mulher em cárcere privado em João Pessoa

Banco do Nordeste

Mais de 400 mil candidatos fazem provas do concurso do Banco do Nordeste neste domingo

preso FOTO Pixabay

Polícia Civil prende, em Patos, suspeito de matar ex-namorada em Cabedelo

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem quase 20 apostas premiadas na Mega-Sena

_viatura pcpb FOTO Ascom PCPB

Polícia conclui inquérito sobre jovens encontrados mortos em estrada no Sertão da PB

incendio pousada em porto alegre

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

luizcoutofrente

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano