Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Apagão sem precedentes atinge Argentina e Uruguai

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um apagão “sem precedentes” deixou dezenas de milhões de pessoas às escuras na Argentina e no Uruguai neste domingo (16). O presidente argentino, Mauricio Macri, prometeu investigar o colapso, que também afetou partes do Paraguai.

“Trata-se de um caso inédito, que será investigado a fundo”, afirmou Macri.

O Sistema Argentino de Interconexão entrou em colapso às 7h07, afirmou a Secretaria de Energia. A refinaria La Plata, da YPF –a maior da Argentina– parou de funcionar.

O corte ocorreu devido a uma “falha maciça” no sistema de transmissão entre Yacyretá, represa binacional na fronteira com o Paraguai, e Salto Grande. Essa falha provocou a desativação automática das usinas hidrelétricas, segundo a distribuidora Edesur.

Onze horas depois, às 18h, 90% do fornecimento havia sido restaurado na Argentina, segundo o governo.

“Falhas ocorrem com assiduidade. O que é extraordinário e não deveria ocorrer é a cadeia de acontecimentos posteriores que causaram a desconexão total”, afirmou o secretário de Energia Gustavo Lopetegui, ao jornal Clarín. “É algo muito grave.”

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o Brasil não foi afetado.

Buenos Aires chegou a ficar completamente sem luz, mas a energia começou a voltar no final da manhã. O aeroporto internacional de Ezeiza operava com normalidade por volta das 11h, com geradores.

Houve confusão na cidade –era o Dia dos Pais e chovia muito em Buenos Aires. O fornecimento de água e os serviços de internet, de telefonia e de transporte público foram afetados.

“A cidade está um desastre. Não há semáforos [funcionando]. Acabou com o Dia dos Pais”, disse a aposentada Liliana Comis, 75.

O apagão ocorre em meio a uma crise econômica que deixou quase um terço do país na pobreza, elevou as taxas de juros, desvalorizou o peso –e espirrou para o debate eleitoral.

“Milhões de argentinos, que têm de pagar taxas astronômicas de eletricidade, ainda estão esperando que a energia volte a suas casas”, afirmou o peronista Alberto Fernández, que concorre à Presidência tendo como vice a ex-presidente Cristina Kirchner.

Algumas províncias tiveram de adiar temporariamente o início da votação em eleições locais.

A Administração Nacional de Usinas e Transmissões Elétricas do Uruguai afirmou que todo o território ficou sem luz, mas que 75% do serviço havia sido restituído às 13h, acrescentando que apagão de tal monta não havia ocorrido nos anos recentes.

Segundo a Edesur, a hipótese mais provável é que apagão teria ocorrido por um “desequilíbrio entre a energia entregue e a alta demanda”.

No inverno, os argentinos utilizam muita energia para calefação, e o governo realiza campanhas incentivando o uso moderado dos sistemas, para evitar apagões.

Mas, segundo Lopetegui, a falha ocorreu em um momento de baixa demanda “uma vez que é domingo e não faz muito calor, nem muito frio”. “O sistema elétrico argentino é muito robusto, com capacidade de excesso tanto na geração quanto na transmissão”, acrescentou.

A Argentina, com 44 milhões de habitantes, e o Uruguai, com 3,4 milhões, compartilham um sistema interconectado de energia elétrica, centralizado na usina binacional de Salto Grande, a cerca de 450 km de Buenos Aires.

Jornal do Brasil

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino