Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Deputado critica CRM por “celebrar” desinterdição de UPA junto com prefeito em Bayeux

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado estadual Anísio Maia (PT) criticou, nesta terça-feira (4), no plenário da Assembleia Legislativa, o que chamou de “ato político” de membros do Conselho Regional de Medicina (CRM) com o prefeito de Bayeux, Berg Lima, e sua equipe para comemorar a desinterditação da UPA do município.

O prefeito liberou um vídeo nas redes sociais ao lado de funcionários do conselho em clima de celebração. “O órgão que fiscaliza tem que manter uma distância do que é fiscalizado, inclusive para salvaguardar a ética. Vou cobrar explicações do CRM por seus membros terem ido confraternizar-se com os fiscalizados após a UPA ter sido reaberta”, disse Anísio. Além da confraternização imprópria e pouco recomendável, a UPA foi liberada ainda em precárias condições.

O parlamentar, que realizou uma inspeção no local na quinta-feira (30) com uma comissão de vereadores, constatou fios elétricos expostos, extintores de incêndio fora da validade, lixo hospitalar sendo armazenados com lixo comum, equipamentos enferrujados, portas imprestáveis, paredes sem impermeabilização, esgoto a céu aberto vizinho ao local, inúmeras infiltrações, afora o lugar para repouso médico improvisado e a falta de equipamentos essenciais para a área vermelha.

Anísio disse estar preocupado para que não se torne prática do CRM a espetacularização e festejos de suas ações. “A entidade tem um grande trabalho de fiscalização, isso não pode ser desconsiderado, eu mesmo já aplaudi intervenções anteriores do CRM paraibano; mas nesse caso de Bayeux ‘pisaram na bola’. Foi tão descabido que chega a desmerecer seus trabalhos anteriores.” concluiu o deputado.

Outro lado – A respeito do caso, o CRM-PB emitiu um comunicado, que será reproduzido a seguir, na íntegra:

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) informa que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Bayeux foi desinterditada eticamente no último dia 31 de maio, após o Departamento de Fiscalização do Conselho constatar que as principais inconformidades encontradas na unidade foram sanadas. A UPA estava interditada desde o dia 15 de maio. No entanto, assim como faz em todas as outras unidades de saúde fiscalizadas, o CRM-PB continua vigilante acerca da prestação de serviços de saúde para a população e em favor da defesa do exercício da Medicina.

A equipe de fiscalização do CRM-PB constatou na vistoria da desinterdição que foi feita reforma e higienização na unidade, aquisição de roupas hospitalares, monitores cardíacos e respiradores, além de ter sido apresentada a escala médica e o nome do diretor técnico. No entanto, ainda faltam ser instalados mais um monitor e um respirador na ala vermelha (urgência e emergência). De acordo com a equipe de fiscalização, foram resolvidos os problemas mais graves da UPA para que ela voltasse a funcionar, sem oferecer riscos ao ato médico.

“Mesmo com a desinterdição, o CRM-PB continua atento aos serviços oferecidos nas unidades de saúde do Estado”, destacou o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais. Ele acrescentou que no último dia 30 de maio, em reunião com o prefeito de Bayeux Berg Lima, o gestor prometeu, além das melhorias na UPA, a realização de concurso público para a área da saúde, o que está sendo aguardado pela população, médicos e CRM-PB.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre

curriculo-para-estagio-555x370

MPF divulga gabarito da seleção de estágio em Direito

Acidente caçamba e carreta na br 230

Acidente entre caminhão e carreta deixa um motorista ferido e faixa da BR-230 interditada

mosquito dengue FOTO Pixabay

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

UPA Cruz das Armas

Prefeitura funciona apenas com serviços essenciais no feriado desta quarta-feira

upgarden1

Vídeo mostra construção recente na UP Garden, que culpa cantor por desabamento

joaoeroberto (1)

João Azevêdo prestigia posse de jurista Roberto D’Horn como juiz do TRE-PB

chuvanoviaduto (2)

Sob alerta do Inmet, João Pessoa registra média de 41,2 mm de chuva nesta segunda