Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Luciano Cartaxo lança Arraiá de Economia Criativa e 4ª Edição do Festival do Milho

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, lançou, na manhã desta quinta-feira (30), o Arraiá de Economia Criativa que acontece nos próximos dias 20 a 23 de junho. Reunindo toda a cadeira produtiva do artesanato, cultura popular, música, gastronomia e literatura, o Arraiá contará com oficinas, capacitações e shows gastronômicos, além de apresentações culturais. O evento acontece na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no José Américo, onde também acontecerá a 4ª edição do Festival do Milho, fortalecendo a agricultura familiar de João Pessoa e outros 24 municípios paraibanos.

“O Arraiá de Economia Criativa acontecerá em conjunto com o Festival do Milho, e terá um papel muito importante para o fortalecimento da economia criativa em nossa cidade, que já é reconhecida pela Unesco como cidade criativa na área da arte popular e artesanato. Mas nós abarcamos outras áreas como a música, a literatura, a gastronomia, áreas que têm uma relação muito forte com nossa cultura, principalmente neste período dos festejos juninos e esperamos atrair a população, os turistas para a Cecaf, um espaço muito importante de comercialização da agricultura familiar”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Para preparar o evento que a população da Capital vai prestigiar a partir do dia 20, na próxima quarta-feira (5) acontecem as oficinas de capacitação para as mulheres cadastradas na Cecaf e na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o curso de Gastronomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Nas oficinas, elas vão desenvolver novas receitas tendo como ingredientes principais o milho e a macaxeira.

As oficinas criativas vão abranger temáticas importantes como cultivo de hortas urbanas, artesanato, decoração junina (sustentável) e produção de embalagens (sustentáveis). Esses oficinas serão oferecidas gratuitamente a população e as inscrições terão início no dia 6, na Cecaf, onde os interessados devem comparecer portando documento com foto e preencher a ficha de inscrição. O evento também vai reunir uma série de atrações culturais como apresentações de quadrilhas juninas, trios pé de serra, além de shows gastronômicos com chefs renomados como Lubyanka Baltar, Fabio Cunha e Luiz Cláudio.

Economia – O tradicional Festival do Milho da Cecaf será mais uma oportunidade para a população encontrar comidas de milho, artesanato e milho verde sendo comercializado a preços acessíveis.  “Os agricultores se preparam o ano inteiro para essa época. No ano passado superamos recorde de vendas e ultrapassamos mais de 2.000 mil espigas comercializadas. Este ano, a mão de milho será vendida a partir de R$ 20 e as expectativas de venda são as melhores possíveis”, destacou a coordenadora da Cecaf, Rogeany Gonçalves.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

claudiacasa (1)

Sindicato, Amidi e API repudiam ataque de Wallber a Cláudia Carvalho

rio agua FOTO Pixabay

Açude sofre rompimento em Bananeiras e Prefeitura abre acessos para moradores de comunidades

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Professora morre em acidente de moto na BR-412, em Serra Branca

ambulancia FOTO Pixabay

Carro capota na BR-230, em Santa Rita, e mulher é socorrida ao Hospital de Trauma

google FOTO Pixabay

MPF e DPU acionam Google por disseminação de discurso de ódio

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Pilar

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene

computador estudos FOTO Pixabay

Governo adia Concurso Unificado por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

wallberviolencia

Deputado “paga” à esposa por “vale night”; entenda porque isso estimula violência