Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Mãe de Santo recebe Cidadania Paraibana em sessão proposta por Estela Bezerra

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta segunda-feira (13), o título de cidadã paraibana à Mãe Tuca d’Osoguiã, diretora executiva da ONG Casa da Cultura Ilê Asé d’Osoguiã (CCIAO), que presta serviços para a comunidade do Vale do Gramame, em João Pessoa. A solenidade, de autoria da deputada Estela Bezerra (PSB), teve como objetivo reconhecer a contribuição da homenageada na luta pela justiça e igualdade social, através de trabalhos culturais e educativos desenvolvidos pela ONG.

Para Estela, a sessão simboliza o reconhecimento da construção da cultura de paz, em respeito à diversidade religiosa promovida pela mãe de santo. “O título de cidadão e cidadã vem no sentido da gente reafirmar o vínculo de alguém que contribui e assume a cidadania e a territorialidade como se fosse própria. No caso de Mãe Tuca, ela vem não só realizando os trabalhos que são da origem da sua doutrina religiosa, que é o candomblé, como também tem num bairro da cidade de João Pessoa, numa área de alta vulnerabilidade social, um trabalho voltado à inclusão”, afirmou.

“Além disso, ela é uma das ialorixás que sempre representou o estado em vários conselhos nacionais de saúde e igualdade racial, fazendo com que a Paraíba consiga ter visibilidade em fóruns no Brasil e tenha, em seu próprio território, uma defensora da cidadania. Portanto, este título é mais que merecido”, completou a deputada.

A homenageada, que é natural de Duque de Caxias (RJ), declarou que a honraria representa a resistência da população negra e do candomblé.

“Eu estou aqui, na Paraíba, há 36 anos. Os meus pais são paraibanos, mas eu sou carioca. Um dia a gente pensou em voltar para cá, e eu vim com o meu marido, um filho e um currículo. Cheguei aqui e fiz concurso, trabalhei no Tribunal de Justiça e, mais tarde, fundamos a Casa da Cultura, que é um terreiro, mas também é uma organização da sociedade civil. Nós já estamos com mais de 10 anos de fundação, temos assentos em vários conselhos nacionais e atendemos cerca de 130 famílias, incluindo crianças, jovens e adolescentes. Ou seja, meu terreiro leva cidadania, cultura e formação identitária”, explicou.

Casa da Cultura

A Casa de Cultura Ilê Asé d’Osoguiã foi fundada em 20 de janeiro de 2007 como instrumento de fortalecimento da diminuição das desigualdades sociais entre brancos e negros. A ONG realiza projetos e ações com atividades integralizadas e articuladas, visando o respeito à diversidade cultural, a cosmogonia africana e valorizando projetos que contemplam a formação identitária de crianças, adolescentes, jovens e adultos afrodescendentes.

A Casa atua em defesa dos direitos constitucionais, do Estatuto de Igualdade Racial, do Estatuto da Criança do Adolescente, das diretrizes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e da inclusão digital, realizando palestras e oficinas temáticas mensais com a participação da comunidade local e familiares dos beneficiários diretos e indiretos, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, a geração de renda e a assistência social.

Também participaram da Sessão Solene a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Santos Soares; o secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti; o presidente fundador do CCIAO, Renato Bonfim; e o vereador de João Pessoa, João Almeida.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissestermo

Ulisses Barbosa tem alta do hospital e agradece solidariedade

pracaintermares (1)

Prefeitura de Cabedelo revoga doação de terreno em Intermares a construtora

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais