Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Leis e serviços fortalecem a inclusão das pessoas com deficiência em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Nesta segunda-feira, 6, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), e o vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD), participaram da solenidade de entrega da ampliação do Centro de Referência Municipal e Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD), no bairro Pedro Gondim. Com a realização dessa obra, aumenta-se a capacidade de atendimento da unidade com novos serviços, como o transporte através de um ônibus adaptado para pessoas com deficiência que frequentam o Centro. O veículo foi entregue durante o evento.

Na ocasião, também foi lançado um edital com 43 vagas de táxis adaptados para prestarem o serviço na Capital. A medida atende ao que determina a Lei Municipal 13.206/2016, de autoria do vereador Marmuthe, criando em João Pessoa o serviço de táxi acessível. A norma determina que um percentual da frota existente seja composta por carros adaptados ao embarque e desembarque de pessoas com deficiência motora, sem a necessidade de serem retiradas de suas cadeiras de rodas.

De acordo com o parlamentar, é fundamental este olhar e estas ações do Poder Público para as pessoas com deficiência. “Acessibilidade sempre foi e sempre será uma das principais bandeiras de luta do nosso mandato. Tenho isso como compromisso de trabalho, atuação política e história de vida. A efetivação da Lei 13.206/2016, indiscutivelmente, trará mais conforto, respeito e dignidade às pessoas que possuem dificuldade de locomoção. E além desse importante benefício, ainda vai gerar novos empregos para 43 taxistas, tornando a cidade mais acessível e com mais oportunidades”, disse Marmuthe.

Durante a solenidade o vereador também lembrou outras leis de sua autoria que beneficiam este segmento da população. Como, por exemplo, a Lei Municipal 1.859/2017, que tornou preferenciais todos os assentos instalados nos ônibus de transporte coletivo da capital paraibana, ampliando e garantindo o benefício aos passageiros idosos, obesos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, gestantes e pessoas com crianças de colo.

“São medidas e leis como essas que contribuem para melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas, aprimorando políticas públicas relacionadas à acessibilidade em nosso município. Continuarei esse trabalho na Câmara e em todos os espaços onde for possível, apoiando também a realização do Censo do Autismo e a criação do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência. Quem faz parte desse segmento já sabe que pode contar com o nosso mandato, pois estamos sempre na luta”, finalizou Marmuthe.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Chuvas, RS

Com 80% do estado afetado pelas chuvas, RS tem fuga em massa de Porto Alegre em busca de água

Poste, queda

Postes caem na Rua da República e trânsito é bloqueado

Policiais 2

Concurso da PM: homens e mulheres terão igual redução de tempo em prova

PM, viatura passando

Dois homens morrem e dois ficam feridos durante troca de tiros com policiais

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs