Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Pleno do TJ aprova voto de aplauso para o livreiro Assis

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, propôs voto de aplauso a Francisco de Assis Cavalcanti, popularmente conhecido como o livreiro Assis. Com 78 anos, ele encerrou em 2017 as atividades que exerceu durante 32 anos no Fórum Cível da Capital. Ele acompanhou as mudanças de endereço da unidade judiciária e colecionou inúmeras amizades entre os profissionais de Direito que frequentavam sua Livraria Jurídica. O voto foi aprovado por unanimidade na sessão do Pleno dessa quarta-feira (10).

Durante a sessão, Márcio Murilo expôs a trajetória de vida do vendedor ao ler a crônica ‘O livreiro Assis’, de autoria do juiz Hermance Gomes Pereira. “Mesmo sem formação universitária, desenvolveu considerável cultura literária e jurídica, sempre estando apto a indicar obras e autores a quem indagasse. Foram 51 anos exercendo o nobre ofício de vendedor de livros”, destacou o presidente durante a leitura.

Crônica – O LIVREIRO ASSIS

Francisco de Assis Cavalcanti, o popular livreiro ASSIS , é paraibano de Alagoa Grande, nascido em 16 de junho de 1940. Há 57 anos é casado com Vilma Maria Vaz Cavalcanti, com quem teve seis filhos.

Assis sempre trabalhou como vendedor, tendo iniciado a vida profissional aos treze anos de idade, no Armazém da Borracha, em João Pessoa. Em 1966, mudou de ramo, decidindo trabalhar com sua grande paixão: os livros.

Mesmo sem formação universitária, desenvolveu considerável cultura literária e jurídica, sempre estando apto a indicar obras e autores a quem indagasse. Foram 51 anos exercendo o nobre ofício de vendedor de livros.

Iniciando como representante de grandes editoras, exercia a profissão visitando clientes , em diversas praças da Paraíba e dos vizinhos Estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Em 1985, entretanto, estabeleceu-se no Fórum de João Pessoa, atual sede do Ministério Público do Estado.

Permaneceu no Fórum até 2017. Ao longo desses 32 anos, acompanhou as sucessivas mudanças de prédios: para o atual anexo do Tribunal de Justiça da Paraíba, e finalmente para o Fórum Cível, na Avenida João Machado.

Homem de fino trato, cultivou incontáveis amigos entre os profissionais do Direito, não perdendo o bom humor nem quando seu amado Clube de Regatas Vasco da Gama sofria repetidas derrotas nos campeonatos disputados.

Ir à Livraria de Assis nos finais de tarde, após o expediente, para ver os lançamentos, tomar um café, ou simplesmente trocar dois dedos de prosa com o próprio, virou hábito para muitos juízes e desembargadores: Antônio de Pádua Montenegro, Miguel de Britto Lyra , Hermance Gomes Pereira, Alexandre Targino , Aluízio Bezerra, Tércio Chaves Moura, entre outros.

Ao encerrar suas atividades, recebeu homenagem , na Diretoria do Fórum Cível, por iniciativa do seu Diretor, juiz Carlos Sarmento, através de lauto café da manhã, prestigiado por mais de 30 magistrados.

Autor: Hermance Gomes Pereira

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos