Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Operação da Polícia Civil e Energisa autua consumidores por furto de energia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Equipes de Combate a Perdas da Energisa, com apoio da Polícia Civil e Instituto de Polícia Cientifica (IPC), realizaram, esta semana, uma grande operação para identificar furto de energia no Sertão da Paraíba. Ao todo, foram autuadas cerca de 50 unidades consumidoras no município de Sousa e cidades vizinhas.

A ação inspecionou 161 unidades consumidoras e resultou em oito prisões, nas quais os responsáveis vão responder judicialmente. A estimativa é de recuperação de 52,5 MWh de energia. Além disso, os resultados mostraram que Sousa está entre as cidades em que a população mais faz ‘gatos’, inclusive com clientes reincidentes (já autuados uma vez). O foco da ação foram os estabelecimentos comerciais, indústrias e residências de alto porte.

A energia desviada em Sousa é suficiente para abastecer mais de 14 mil residências ou os municípios de São João do Rio do Peixe e Uiraúna juntos, por exemplo. O prejuízo financeiro gerado por gatos no município ultrapassa os R$ 15 milhões. Nas cidades vizinhas a Sousa, como São José Lagoa Tapada, houve flagrantes de gato em um clube de lazer, lava jato, depósito de bebidas e chácaras.

O furto de energia é crime previsto no Código Penal, no Art. 155 e Art. 171, podendo acarretar em pena de até cinco anos de reclusão e multa. Além disso, os gatos geram impacto direto na conta de todos os consumidores, uma vez que parte do valor furtado é repassado para a tarifa de energia.

Outro aspecto negativo dos gatos é que eles refletem diretamente na arrecadação do ICMS para o Estado, como explica Daniel Andrade, gerente de Combate a Perdas da Energisa. “O governo estadual deixa de arrecadar mais de R$ 35 milhões em função do furto de energia. A população perde com isso, uma vez que os valores poderiam ser revertidos em infraestrutura básica, como saúde e educação, por exemplo”, comentou.

2018
No ano passado, a Energisa autuou mais de 10 mil unidades consumidoras e encontrou diversas irregularidades. Com o apoio da Polícia Civil e do Instituto de Polícia Cientifica (IPC), 113 clientes foram autuados e estão respondendo criminalmente pelo delito. Para denunciar furtos de energia basta ligar no telefone 0800 083 0196, acessar o site da concessionária ou registar a denúncia no aplicativo Energisa On.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis