Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MP pede instauração de inquérito contra acusado de manter irmã enjaulada

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público da Paraíba já solicitou à Delegacia de Polícia de Mamamguape (município a 48 quilômetros de João  Pessoa) a instauração de inquérito policial contra João Luiz da Silva. Ele é acusado de praticar crime de cárcere privado contra a irmã, Severina Maria da Silva, 51 anos, para se apoderar do benefício previdenciário dela. Se condenado, João Luiz poderá pegar pena de dois a oito anos de prisão.

Depois de receber imagens que denunciavam os maus-tratos praticados contra a mulher que sofre de transtornos mentais, o promotor de Justiça José Raldeck de Oliveira instaurou procedimento administrativo e acionou a Secretaria de Ação Social do município para reconduzir a vítima a uma instituição de abrigamento. “Ela foi encontrada nua e desnutrida e estava sendo mantida em uma jaula insalubre há muito tempo, a ponto de não conseguir andar. No local, não havia colchão, toalha, nada! Isso foi feito porque a família tinha o intuito de receber os proventos da aposentadoria dela. Conseguimos a remoção de Severina e ela já se encontra na Instituição Espírita Nosso Lar, em João Pessoa”, disse o promotor.

Raldeck explicou que a instituição cobra R$ 330,00 para cuidar de Severina e que está trabalhando para que o restante do dinheiro do benefício (que é de um salário mínimo) seja depositado em uma conta poupança em nome da vítima. 

Segundo o promotor de Justiça Raldeck Oliveira, o número de denúncias sobre maus-tratos contra as pessoas com mais de 60 anos de idade e sobre fraudes em empréstimos consignados nos benefícios do INSS aumentou muito depois que o MPPB realizou, no início do mês, uma audiência pública sobre o idoso, no Vale do Mamanguape.

“Depois da audiência, as pessoas passaram a nos procurar mais. Recebemos cerca de 20 reclamações de fraudes em empréstimos consignados feitos em nome de idosos. Já pedimos o bloqueio desses pagamentos junto ao INSS. Também solicitamos o bloqueio do benefício de Severina. Depois que os pais morreram, João Luiz conseguiu na Justiça a autorização para ser o curador da irmã e passou a receber o benefício dela. Esses problemas acontecem em todo o País. Infelizmente, muitos idosos têm medo de denunciar os maus-tratos praticados por familiares. Por isso é importante a ajuda da população”, disse o promotor.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

chuvas rio grande do sul FOTO mauricio tonetto secom rs

Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul

claudiacasa (1)

Sindicato, Amidi e API repudiam ataque de Wallber a Cláudia Carvalho

rio agua FOTO Pixabay

Açude sofre rompimento em Bananeiras e Prefeitura abre acessos para moradores de comunidades

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Professora morre em acidente de moto na BR-412, em Serra Branca

ambulancia FOTO Pixabay

Carro capota na BR-230, em Santa Rita, e mulher é socorrida ao Hospital de Trauma

google FOTO Pixabay

MPF e DPU acionam Google por disseminação de discurso de ódio

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Pilar

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene

computador estudos FOTO Pixabay

Governo adia Concurso Unificado por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB