Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Pediatria e Inteligência Artificial

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em uma rara parceria nos dias atuais entre os dois países, cientistas dos Estados Unidos e da China estão trabalhando no desenvolvimento de um “Sistema de IA” (Inteligência Artificial), capaz de analisar os registros médicos de crianças e “fornecer diagnósticos precisos” sobre a saúde delas. A pesquisa sino-americana foi inclusive, tema de um artigo publicado no periódico médico “Nature Medicine”. O sistema foi validado utilizando-se uma base de dados de registros eletrônicos de “saúde coletados em quase 1,4 milhão de visitas pediátricas” realizadas na China. Um volume de informação mais que suficiente para testar e aprovar, a solução de IA que apresentou, segundo os pesquisadores envolvidos no projeto, “precisão comparável ao de pediatras experientes e pode também, ajudar os médicos a diagnosticar doenças raras”. O diagnostico das doenças pediátricas é feito pelo sistema, “analisando os sintomas, histórico médico e dados clínicos da criança”.

Mandarim

Com a demanda cada vez maior, para os empresários e executivos falarem “mandarim”, a língua oficial da China, uma empresa americana, localizada na cidade de São Francisco, Califórnia, está desenvolvendo um “robô” chamado de “Lily” para “ensinar” mandarim de forma simples. Para a construção da solução, foi formada uma equipe técnica com estudantes de mandarim, especialistas em processamento de voz e engenheiros de software, que criaram Lily, que nada mais é que “um dispositivo controlado por um aplicativo que auxilia a compreensão de caracteres chineses e explica a forma certa de pronunciar as palavras no idioma de Confúcio”, através de exemplos com “conversas interativas com chineses que ajudam a entender e falar, o idioma”. O objetivo é que Lily ajude ao usuário atingir “um bom nível de fluência no idioma, em no máximo 12 meses”.

Roupa “Inteligente”

Nosso dia a dia cada vez mais vem sendo “tomado” pela tecnologia. Agora chegou a vez do vestuário. Uma pesquisa sendo feita nos laboratórios do MIT – Massachusetts Institute of Technology, uma das mais importantes Universidades dos Estados Unidos, em parceria com a loja de roupas americana, Ministry of Supply, com o objetivo de criação de uma “Roupa Inteligente”, já apresenta os primeiros resultados. A ideia é ter uma vestimenta que se ajuste automaticamente ao corpo do cliente, sem necessidade de intervenção humana. O protótipo sendo testado funciona da seguinte forma: o consumidor escolhe um modelo, sem se preocupar com o tamanho, uma máquina tira as medidas da pessoa e outro robô faz todos os ajustes necessários, e em poucos minutos o cliente sai da loja com a roupa que veste perfeitamente e sem nenhum custo adicional pelo serviço!

Segurança Colaborativa

Outra ideia muito boa vem da Startup brasileira NEARBEE, localizada na cidade de Campinas, São Paulo. A ideia da empresa foi criar uma “rede de ajuda colaborativa” que “conecta pessoas de forma digital, ajudando em situações de risco, gerando uma segurança colaborativa” e assim, salvando vidas. A rede é montada através de um aplicativo (App) para Smartphone onde “é possível pedir ajuda em caso de emergência para outros usuários do App”. Denominado de “NEARBEE ajuda e proteção” a plataforma teve apoio do SEBRAE-SP para seu desenvolvimento e pode ser utilizada em várias situações de risco tais como: acidentes em áreas remotas, sequestros relâmpagos, catástrofes naturais, assaltos, etc. O aplicativo e seus derivados, já têm mais de 50 mil usuários ativos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

claudiacasa (1)

Sindicato, Amidi e API repudiam ataque de Wallber a Cláudia Carvalho

rio agua FOTO Pixabay

Açude sofre rompimento em Bananeiras e Prefeitura abre acessos para moradores de comunidades

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Professora morre em acidente de moto na BR-412, em Serra Branca

ambulancia FOTO Pixabay

Carro capota na BR-230, em Santa Rita, e mulher é socorrida ao Hospital de Trauma

google FOTO Pixabay

MPF e DPU acionam Google por disseminação de discurso de ódio

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Pilar

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene

computador estudos FOTO Pixabay

Governo adia Concurso Unificado por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

wallberviolencia

Deputado “paga” à esposa por “vale night”; entenda porque isso estimula violência