Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Detran inicia Operação Folia de Rua e Carnaval 2019

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um efetivo de 45 homens, entre agentes de trânsito e policiais militares, estará nas ruas a partir desta quinta-feira (21), quando será aberto o Projeto Folia de Rua no Ponto de Cem Reis, a fim de dar início à Operação Folia de Rua e Carnaval 2019 do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), por meio da Lei Seca.

Segundo o coordenador de Policiamento e da Operação Lei Seca do Detran-PB, major Edmilson Castro, além da abertura do Folia de Rua, o plano de ação cobrirá os principais blocos da capital e as praias de maior concentração de foliões no período momesco,”com o objetivo de proporcionar à população um trânsito mais seguro, em dias e horários específicos, durante as prévias e o Carnaval”.

Na operação serão empregadas 9 viaturas, incluindo dois reboques, em postos de fiscalização nos pontos mais críticos, com o intuito de agir preventivamente e de forma repressiva contra as infrações de trânsito e especialmente no tocante à embriaguez ao volante. As ações serão próximas às áreas dos eventos carnavalescos e nos principais corredores de tráfego de veículos.

Educação de trânsito – A Divisão de Educação de Trânsito (DET) do Detran-PB fará uma ação educativa nesta segunda-feira (25), durante o desfile do bloco Muriçoquinhas do Miramar. No local, será instalada uma tenda (na avenida Epitácio Pessoa, em frente ao prédio 3758), com atividades de pintura facial e distribuição de folder informativo sobre educação de trânsito.

Segundo a coordenadora da DET, Ana Paula Buzetto, no desfile do bloco infantil se estima mais de 350 mil foliões, entre crianças e adultos, se tornando um momento propício para as abordagens aos pais dos pequeninos, com o objetivo de conscientizar essa camada da população sobre os perigos no trânsito, através da mudança de comportamento, do uso dos itens de segurança nos veículos, bem como orientar contra o uso do celular e da ingestão de bebida alcoólica e outras drogas enquanto dirige.

Segundo o superintendente Agamenon Vieira, a principal causa de acidentes no período de carnaval é a combinação entre álcool e direção. Por isso, o alvo da Operação Lei Seca é o condutor que apresentar qualquer índice de álcool por litro de ar durante o teste. Ele será punido com multa no valor de R$ 2.934,70, perda de sete pontos na carteira, recolhimento da CNH e suspensão do direito de dirigir por até 12 meses. O veículo ficará retido até que um condutor capacitado apareça para retirá-lo.

Nos testes com resultado superior a 0,34mg/l, a situação vira crime de trânsito. A punição nesses casos é detenção de seis meses a três anos, pagamento de multa, recolhimento da habilitação e suspensão do direito de dirigir por até um ano.

Alerta – A Direção do Detran-PB faz um alerta aos condutores sobre a importância dos cuidados no trânsito durante o período carnavalesco, recomendando ações simples como revisar o veículo antes de viajar, não usar o celular enquanto dirige ou não ingerir bebida alcoólica quando estiver ao volante. Esses são considerados pontos cruciais que podem determinar o fim da festa para condutores e passageiros.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas

chuvas rio grande do sul FOTO mauricio tonetto secom rs

Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul

claudiacasa (1)

Sindicato, Amidi e API repudiam ataque de Wallber a Cláudia Carvalho

rio agua FOTO Pixabay

Açude sofre rompimento em Bananeiras e Prefeitura abre acessos para moradores de comunidades

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Professora morre em acidente de moto na BR-412, em Serra Branca

ambulancia FOTO Pixabay

Carro capota na BR-230, em Santa Rita, e mulher é socorrida ao Hospital de Trauma

google FOTO Pixabay

MPF e DPU acionam Google por disseminação de discurso de ódio

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Pilar

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene