Deputada propõe ações para combater violência contra mulheres

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A criação de um Programa de incentivo ao empreendedorismo junto às mulheres paraibanas é uma das bandeiras de luta da deputada estadual Pollyanna Dutra (PSB) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Para ela, o empreendedorismo feminino é uma ferramenta importante na luta contra a violência doméstica e também como forma de inserir ou reinserir as mulheres no mercado de trabalho após a maternidade.  Uma pesquisa divulgada pela Rede de Mulheres Empreendedoras (RME) no ano passado revelou que 75% das mulheres começaram a empreender após se tornarem mães.

“É preciso um olhar diferenciado para o empreendedorismo feminino. Este tipo de atividade, fomenta a autonomia financeira das mulheres, pode contribuir para reduzir a violência doméstica e fortalece a empregabilidade, já que estudos apontam que mulheres empregam mais mulheres em suas empresas”, comentou.

Pollyanna ressaltou que o empreendedorismo aparece como uma necessidade para muitas mulheres após a maternidade. “A pesquisa da Rede de Mulheres Empreendedoras apontou isso. A maior parte das entrevistas disse que a flexibilidade de horários e a possibilidade de ficar mais próximas aos filhos, levaram mais mulheres a seguirem esse caminho”, comentou, relatando que segundo os dados do levantamento, 35% das mulheres empreendem dentro de casa. Os setores mais comuns são alimentação, cosméticos, beleza (cabelereiras) e confecção.

‘Spa Empreendedor’ – Quando prefeita do município de Pombal, Pollyanna desenvolveu o projeto ‘Spa Empreendedor’. A iniciativa possibilitou a integração de mulheres no mercado de trabalho e ainda contribuiu para reduzir o índice de violência nas famílias.

O projeto chegou a vencer o prêmio ‘Sebrae Prefeito Empreendedor’ na categoria de melhor projeto e possibilitou que as mulheres devolvessem os cartões do Bolsa Família, o que rendeu ao município outra premiação, o ‘Prêmio ODM – Categoria Destaque – Mulheres de Pombal’.

Empreendedorismo feminino – Pesquisa do Sebrae Nacional mostra que a taxa de empreendedorismo feminino entre os novos empreendedores – aqueles que possuem um negócio com até 3,5 anos – é de 15,4%. Enquanto a masculina é de 12,6%. Entre as empresas abertas em 2018, uma pouco mais de 50% foram constituídas por mulheres.

Já a pesquisa realizada pela Rede Mulher Empreendedora (RME) fez um estudo com 1.376 mulheres de diferentes regiões do Brasil. O resultado revelou que 85% delas são proprietárias de empresa e 15% pensam em empreender.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa