Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Deputada propõe ações para combater violência contra mulheres

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A criação de um Programa de incentivo ao empreendedorismo junto às mulheres paraibanas é uma das bandeiras de luta da deputada estadual Pollyanna Dutra (PSB) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Para ela, o empreendedorismo feminino é uma ferramenta importante na luta contra a violência doméstica e também como forma de inserir ou reinserir as mulheres no mercado de trabalho após a maternidade.  Uma pesquisa divulgada pela Rede de Mulheres Empreendedoras (RME) no ano passado revelou que 75% das mulheres começaram a empreender após se tornarem mães.

“É preciso um olhar diferenciado para o empreendedorismo feminino. Este tipo de atividade, fomenta a autonomia financeira das mulheres, pode contribuir para reduzir a violência doméstica e fortalece a empregabilidade, já que estudos apontam que mulheres empregam mais mulheres em suas empresas”, comentou.

Pollyanna ressaltou que o empreendedorismo aparece como uma necessidade para muitas mulheres após a maternidade. “A pesquisa da Rede de Mulheres Empreendedoras apontou isso. A maior parte das entrevistas disse que a flexibilidade de horários e a possibilidade de ficar mais próximas aos filhos, levaram mais mulheres a seguirem esse caminho”, comentou, relatando que segundo os dados do levantamento, 35% das mulheres empreendem dentro de casa. Os setores mais comuns são alimentação, cosméticos, beleza (cabelereiras) e confecção.

‘Spa Empreendedor’ – Quando prefeita do município de Pombal, Pollyanna desenvolveu o projeto ‘Spa Empreendedor’. A iniciativa possibilitou a integração de mulheres no mercado de trabalho e ainda contribuiu para reduzir o índice de violência nas famílias.

O projeto chegou a vencer o prêmio ‘Sebrae Prefeito Empreendedor’ na categoria de melhor projeto e possibilitou que as mulheres devolvessem os cartões do Bolsa Família, o que rendeu ao município outra premiação, o ‘Prêmio ODM – Categoria Destaque – Mulheres de Pombal’.

Empreendedorismo feminino – Pesquisa do Sebrae Nacional mostra que a taxa de empreendedorismo feminino entre os novos empreendedores – aqueles que possuem um negócio com até 3,5 anos – é de 15,4%. Enquanto a masculina é de 12,6%. Entre as empresas abertas em 2018, uma pouco mais de 50% foram constituídas por mulheres.

Já a pesquisa realizada pela Rede Mulher Empreendedora (RME) fez um estudo com 1.376 mulheres de diferentes regiões do Brasil. O resultado revelou que 85% delas são proprietárias de empresa e 15% pensam em empreender.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada