Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Varejo da Paraíba é o único do país que cresceu em dezembro e o 3º maior do Nordeste

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Paraíba foi o único Estado que apresentou crescimento no volume de vendas do varejo no mês de dezembro, em relação ao mês anterior. No acumulado do ano passado, o setor paraibano registrou a terceira maior taxa de crescimento do Nordeste. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os quais mostram que houve expansão de 2,2% do volume de vendas em 2018. Os estados do Rio Grande do Norte (6,8%), Maranhão (5,9%) e Paraíba (2,2%) apresentaram os maiores crescimento da Região, enquanto a média do país apresentou alta de 2,3%.

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, o volume de vendas do varejo de dezembro em relação ao mês anterior na Paraíba apresentou a única taxa de crescimento do país (0,4%) entre as 27 unidades da federação, incluindo o Distrito Federal. Além do país, que registrou um tombo de 2,3% nesse indicador, os demais 26 Estados e DF registraram retração em dezembro sobre novembro como Acre (-12,9%) e Amapá (11,9%) que lideraram a queda no país.

Varejo ampliado – Os dados da pesquisa do varejo ampliado da Paraíba, que incluem os segmentos de veículos, peças e materiais de construção, mostraram recuperação mais forte no ano passado no acumulado de 12 meses com alta de 3,9%.

Três das oito atividades do varejo exerceram o maior impacto no comércio varejista em 2018: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo seguidos por outros artigos de uso pessoal e doméstico e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos. Por outro lado, combustíveis e lubrificantes exerceu o maior impacto negativo.

Já no comércio varejista ampliado, o bom desempenho de 2018 foi influenciado, principalmente, pela atividade de veículos, motos, partes e peças. Contudo, com o desemprego ainda elevado, a economia brasileira tem mostrado um ritmo de recuperação ainda lento no setor do comércio que depende de maior dinamismo do mercado de trabalho para apresentar índices positivos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes