Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

HUAC adquire “scanner” para auxiliar profissionais durante punção de veias

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Você conhece alguém que já passou pelo desconforto de receber várias agulhadas para tomar algum medicamento ou soro porque o profissional não encontrava a veia? Provavelmente sim. Esta semana, integrantes da equipe de enfermagem do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), vinculado à Universidade Federal de Campina Grande e à Rede Ebserh, participaram de um treinamento que deve minimizar esse problema.

Isso porque o HUAC adquiriu, recentemente, um visualizador de veias que utiliza uma câmera infravermelha e um projetor, trazendo a imagem das veias praticamente em tempo real, o que auxilia a equipe assistencial, principalmente do setor de enfermagem, nas punções venosas periféricas. Também conhecido como “scanner de veia”, o aparelho é portátil, possui imagem em alta definição e começa a ser utilizado nesta quinta-feira, após o período de capacitação via teleconferência, ministrada por uma especialista clínica da empresa fornecedora do produto.

Para a chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Ana Maria Cabral, a expectativa é que a aquisição do visualizador de veias auxilie a equipe do Hospital Universitário a minimizar o sofrimento causado pelas várias tentativas de punção venosa periférica, principalmente em pacientes oncológicos.

“Também deve reduzir número de acesso venoso central, evitando complicações relativas a esse procedimento, tais como infecções. Inicialmente será analisado o impacto que o equipamento fará na assistência, para então pensarmos na possibilidade de aquisição de outro aparelho, conforme necessidade assistencial”, explicou Ana Maria.

O “scanner” funciona por meio da emissão de luz infravermelha. Quando colocada sobre a pele do paciente, a luz facilita a visualização da veia e, até mesmo, de fluidos que passam por ela. Além disso, o aparelho também permite identificar qual a melhor veia para o procedimento em questão.

Sobre a Ebserh – Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

luizcoutofrente

Couto diz que PT adiou decisão em JP após operação da PF envolvendo gestão de Cícero

Emerson Panta, prefeito de Santa Rita

Oposição aciona Panta por gastos “exorbitantes” com cachês de artistas no São João

CMJP 2024

Homenagens movimentam a Câmara de João Pessoa esta semana

EPC-google-maps-e1680606503947

EPC convoca nova lista de candidatos aprovados em concurso

Comerciantes São João de Campina

Começa hoje recadastramento de comerciantes de bebidas da arena show do Parque do Povo

Porto Alegre, Rio grande do sul

Governo do RS dispara alerta para risco de enchentes em municípios da região sul

michellecbf

Michele Ramalho é escolhida para representar federações do Nordeste em conselho da CBF

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa passa bem depois de cirurgia e já aguarda alta

ilamiltonsimplicio

Idoso que agrediu menino com golpe de foice é preso em Piancó

zecaporto1

Desembargador determina que Guarabira conceda transporte público a universitários