Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

TCE e PMJP firmam acordo para execução de ações de desenvolvimento urbano

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Nesta terça-feira (22), o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) recebeu a visita do Prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e auxiliares, para assinatura de Protocolo de Intenções que firma parceria entre as duas instituições para execução de ações específicas que visam o alcance de metas definidas no “Plano de Ação João Pessoa Sustentável”.

Este Plano consiste em definição de caminhos e estratégias para áreas prioritárias, baseados em estudos prévios, no sentido de garantir o desenvolvimento sustentável de João Pessoa no curto, médio e longo prazos, com uma projeção dos custos e metas a serem cumpridas. “Estamos preparando João Pessoa para os próximos 30 anos. Buscando uma cidade mais limpa, mais ágil e onde a população tenha todos os serviços em suas mãos”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo. Os recursos virão do Banco Interamericano de Desenvolvimento e da própria Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Parceria – O Protocolo de Intenções firmado entre o TCE-PB e a PMJP tem dois objetivos principais: capacitação de servidores municipais e o aprimoramento tecnológico da administração da capital e dos sistemas de controle externo, interno e social. A expertise do TCE-PB na realização de cursos de qualificação de servidores públicos, por meio da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (ECOSIL), e o know-how na gestão de DATACENTER e no desenvolvimento de softwares para uso pela Administração Pública – ambos reconhecidos nacionalmente – foram cruciais para o desenvolvimento deste acordo. “Esta parceria reforça o papel do Tribunal de Contas como partícipe e colaborador de uma boa gestão, e não só como fiscal”, reforçou o presidente do Tribunal, conselheiro André Carlo Torres Pontes.

Os termos do acordo incluem o desenvolvimento de Programa de Capacitação dos servidores do município por meio da ECOSIL, que também prestará assessoria para que a administração municipal crie sua própria Escola de Governo. Além disso a prefeitura de João Pessoa cederá equipamentos de Tecnologia da Informação para reforço do parque tecnológico do Tribunal, que passará a abrigar e assegurar o funcionamento do DATACENTER do município.

Ainda no âmbito da tecnologia, o termo prevê cooperação técnica entre as equipes de Tecnologia da Informação das entidades cooperadas e implementação de Centros de Cidadania Digital, que contarão com tecnologia do TCE-PB e equipamentos e pessoal por conta da Administração Municipal.

A solenidade foi realizada no Espaço Cidadania Digital, localizado no Centro Cultural Ariano Suassuna do TCE-PB, ambiente idealizado para o desenvolvimento de idéias e experimentos em favor do controle social dos atos e gastos públicos. Estiveram presentes, além do conselheiro André Carlo e do prefeito Luciano Cartaxo, o coordenador do Plano de Ação João Pessoa Sustentável, José Rivaldo Lopes, o Procurador Geral do Município, Adelmar Azevedo Régis, os conselheiro Arthur Cunha Lima, e Fernando Catão, relator das contas da PMJP para os próximos dois anos.

O prefeito e seus auxiliares tiveram contato com as diversas ferramentas digitais que o Tribunal disponibiliza e foram apresentados ao “Kit Transparência”. Este projeto pioneiro possibilita a os gestores públicos da Paraíba disponibilizar aos servidores e à população em geral acesso rápido e fácil a informações imprescindíveis para o controle externo, interno e social. O custo aproximado da estrutura física do Kit é de R$ 5.000,00 (pedestal móvel, monitor led, CPU e controle sem fio), e o diferencial é a tecnologia embarcada, exclusiva do Tribunal de Contas paraibano.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Veneziano V. do Rêgo

Veneziano articula aprovação de urgência para estado de calamidade pública no RS

Justiça, erro médico

Justiça condena clínica a pagar R$ 15 mil a idoso por erro de diagnóstico

luizcoutofrente

Couto diz que PT adiou decisão em João Pessoa após operação da PF e que GTE se reúne amanhã

Emerson Panta, prefeito de Santa Rita

Oposição aciona Panta por gastos “exorbitantes” com cachês de artistas no São João

CMJP 2024

Homenagens movimentam a Câmara de João Pessoa esta semana

EPC-google-maps-e1680606503947

EPC convoca nova lista de candidatos aprovados em concurso

Comerciantes São João de Campina

Começa hoje recadastramento de comerciantes de bebidas da arena show do Parque do Povo

Porto Alegre, Rio grande do sul

Governo do RS dispara alerta para risco de enchentes em municípios da região sul

michellecbf

Michele Ramalho é escolhida para representar federações do Nordeste em conselho da CBF

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa passa bem depois de cirurgia e já aguarda alta