Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Anatel terá que explicar exposição de dados de usuários da Oi na internet

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Vital do Rego Filho (PMDB-PB) encaminhou Requerimento de Informação nº 4334/2009 ao Ministério das Comunicações para saber, da Anatel, detalhes da exposição, na internet, de dados pessoais e confidenciais de parte dos 21,8 milhões de usuários de telefonia fixa da operadora Oi. Segundo ele, com a exposição, o sistema de segurança da Oi permitiu que qualquer pessoa com moderado conhecimento de informática acesse dados de usuários como nome, endereço, CPF e telefone.
 
“Este fato foi detectado por um programador da área de computação em Pernambuco, que mostrou a falha nos formulários de venda de planos Oi, Velox e Velox Ultra, disponíveis para diversos estados da federação”.
 
Vitalzinho solicitou informações ao presidente da Anatel porque acredita que a empresa Oi adotou a providência de retirar os formulários da internet, “e limitou-se a não comentar aspectos da sua política de segurança para a área de tecnologia da informação, quando questionada sobre o problema”. No requerimento, Vital quis saber da Anatel:
 
1 – Qual a dimensão da eventual falha apontada no sistema de segurança da empresa “Oi” e sua abrangência em todas as unidades da federação onde esta presta serviço de telefonia fixa.
 
2 – Se tal ocorrência no sistema de segurança da “Oi” foi sanada e se ainda há risco desta acontecer novamente. Neste caso informar quais as providências que foram ou serão adotadas, considerando eventual prejuízo que pode ser gerado ou já ter se consumido em decorrência desse fato. 
 
3 – Se as informações gravadas no sistema de segurança das empresas desse ramo de telefonia, de pequeno ou grande porte, como é o caso da “Oi”, podem ser expostas, vazadas, rastreadas, distribuídas ou utilizadas por pessoas não credenciadas pelas empresas e fora do âmbito dessas, como aconteceu. 
 
4 –
Se tal fato está sendo apurado por esse órgão e se há previsão de aplicação de sanção à empresa “Oi”, em razão da exposição de dados confidenciais de sua clientela na internet.
 
5 –
Outros esclarecimentos que julgar pertinentes sobre a questão em comento. 
 
Audiência Pública – Vital também solicitou a realização de uma Audiência Pública na Comissão de Defesa do Consumidor, para discutir sobre a exposição. “Devido à gravidade do assunto, que envolve o nome da “Oi”, empresa considerada atualmente a maior no ramo de telefonia fixa no Brasil e, de outro lado, a exposição de dados sigilosos de milhões de usuários desse serviço no país, por esta concessionária na rede mundial de computadores, acreditamos que a ANATEL nos apresente com a maior brevidade essas informações solicitadas, pois vimos os direitos à privacidade de nossos consumidores violados”, declara o parlamentar.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis