Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Inocentado de homicídio qualificado será submetido a novo Júri na Capital

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Acatando alegação do Ministério Público de que a decisão do Conselho de Sentença foi manifestamente contrária às provas dos autos, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, em sessão realizada na tarde dessa quinta-feira (13), deu provimento ao recurso do MP, para submeter o apelado Gleyson de Souza a novo julgamento pelo crime de homicídio qualificado na forma tentada e consumada (artigo 121, § 2º, I e IV, todos do Código Penal).

O relator do processo nº 0093146-95.2012.815.2002, oriundo da 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca da Capital, foi o juiz Miguel de Britto Lyra Filho, convocado para substituir o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos.

De acordo com a peça acusatória, no dia 28 de maio de 2012, no Bairro do Rangel, a vítima Valdevino Martins da Silva Júnior retornava para a sua residência com o amigo Alex Pereira Santana. Durante o trajeto, por volta das 2h, os acusados, utilizando-se de uma moto pilotada por Gleyson, vulgo “Sininho”, se aproximaram das vítimas, momento em que Ezequiel Batista do Nascimento, conhecido por “Ferrinho”, efetuou os disparos, que ceifaram a vida de Valdevino.

Consta ainda que, uma das vítimas, Alex Pereira não teve a vida ceifada por ter conseguido fugir, no entanto, desde o ocorrido, temia pela sua vida, pois foi jurado de morte por um dos acusados, “Ferrinho”, tendo sido assassinado nove dias após prestar depoimento perante a autoridade policial. A denúncia foi recebida em 17 de outubro de 2012. Com relação ao réu Ezequiel Batista, foi determinado o desmembramento do processo, por considerar que o mesmo não foi encontrado para ser citado pessoalmente.

Após os trâmites processuais, o réu Gleyson foi submetido a julgamento pelo Tribunal do Júri. O Conselho de Sentença, apesar de responder afirmativamente quanto ao quesito relativo à autoria do crime imputado ao denunciado, também respondeu afirmativamente absolvendo-o da acusação, tendo a magistrada proferido sentença absolutória.

Irresignado, o representante do Ministério Público interpôs apelação, com base no artigo 593, III, “d”, alegando decisão contrária às provas dos autos, já que restou demonstrado, que o réu, agindo com animus necandi (vontade de matar), por motivo torpe e utilizando-se de recurso que tornou impossível a defesa da vítima, matou Valdevino Martins da Silva e tentou matar Alex Pereira Santana, não concluindo seu intento por razões alheias à sua vontade. A Procuradoria de Justiça, em seu parecer, opinou pelo provimento do apelo.

O relator do processo, Miguel de Britto esclareceu que a cassação do veredicto popular mostra-se impositiva quando a decisão dos jurados estiver inteiramente dissociada do contexto probatório constante dos autos, já que não é dado ao Júri proferir decisões arbitrárias, a despeito de seu caráter soberano atribuído constitucionalmente.

Para fundamentar sua decisão, o relator citou jurisprudência já pacificada pelos tribunais superiores, no sentido de que “havendo duas versões plausíveis para o fato delituoso, o acolhimento de qualquer delas pelo Conselho de Sentença não poderá sofrer qualquer tipo de censura pelo juízo ad quem, no eventual julgamento da apelação.

Artigo 593, III, “d”- Art. 593. Caberá apelação no prazo de cinco dias: III – das decisões do Tribunal do Júri, quando d) for a decisão dos jurados manifestamente contrária à prova dos autos.

Animus necandi – Termo em latim que significa dolo, vontade, é a intenção de matar, ou seja, de tirar a vida de outra pessoa.

Juízo ad quem – Termo em latim, que significa juízo de instância superior, para o qual, normalmente, se remetem os processos julgados em primeira instância a fim de que sejam reapreciados.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino