Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Semob apresenta na Câmara projeto de novo corredor na Avenida Pedro II

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma audiência pública, nessa terça-feira (11), para discutir com o gestor da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Adalberto Araújo, a implantação, na Capital, de um corredor troncal para transporte público de massa, na Avenida Pedro II. O corredor interligará o bairro de Mangabeira ao Centro, linha na qual passarão coletivos, veículos inteligentes e de transporte rápido. O investimento será da ordem de R$ 52 milhões, a partir de empréstimo, junto à Caixa.

“Venho apelar aos vereadores para que possam dar o encaminhamento a esta demanda. Precisamos da liberação da CMJP para realizar contrato com a Caixa. Lembro que o projeto é o mesmo que foi apresentando originalmente no PAC Mobilidade Grandes Cidades. O que houve foi a mudança da nomenclatura do programa. Proposta para atender ao transporte público em massa, como BRT, VLT e linhas troncais”, esclareceu Adalberto Araújo. Ele explicou que o projeto já foi aprovado no Ministério das Cidades (MC), na Caixa Econômica Federal e só falta a aprovação dos vereadores.

Diante de questionamentos dos vereadores, o gestor da Semob comentou que a intervenção não será apenas para os ônibus, ela envolverá as calçadas e as vias de passagem, como todo o passeio público. “A linha troncal envolve a construção de quatro viários como este da Pedro II, proposta que está na CMJP para ser analisada. O corredor ligará Mangabeira, nas proximidades do Caique, até o Centro, passando pelos Bancários, a UFPB, com acesso à Pedro II, e desaguando no Centro, nas proximidades do terminal de integração de João Pessoa”, adiantou Adalberto Araújo. Segundo ele, pelo menos 25% das pessoas que moram na Capital serão beneficiadas.

O detalhamento do projeto contempla, inclusive, terminais, a exemplo, no de Mangabeira, haverá bicicletário e vestiários. “Estamos incluindo as pessoas como protagonistas desse processo, inclusive calçadas, realizando padronizações, como houve na Avenida Duarte da Silveira à Beira Rio. Não adianta ter um ônibus acessível se a calçada não o é”, ressaltou o gestor da Semob.

Além disso, a alimentação da linha é feita no próprio bairro onde atua. “Usando como exemplo Mangabeira, temos 15 linhas de coletivo saindo pro Centro. Se temos uma linha dentro do bairro, ela pode ajudar a interligar vias do mesmo local, estimulando o crescimento econômico local, pois as pessoas não precisam se deslocar pra longe para realizar suas atividades”, afirmou Adalberto Araújo. Teremos ônibus saindo a cada 6 min. Integrando o bairro, lá em mangabeira. Ônibus com ar-condicionado, com GPS e nas paradas, teremos a informação de previsão de chegada.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem quase 20 apostas premiadas na Mega-Sena

_viatura pcpb FOTO Ascom PCPB

Polícia conclui inquérito sobre jovens encontrados mortos em estrada no Sertão da PB

incendio pousada em porto alegre

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

luizcoutofrente

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024