Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

UFPB vai produzir remédios e vacinas com americanos e africanos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, e com o Centro de Desenvolvimento de Medicamentos e Ensaios Terapêuticos para África (CDT-África), vai trabalhar em prol de descobertas inovadoras e de invenções de medicamentos, vacinas, diagnósticos e outras intervenções terapêuticas.

Essa cooperação tripartite começou a ser desenvolvida no início deste mês, durante viagem do pró-reitor de pesquisa Isac Medeiros à Universidade de Ohio, para participar de simpósio e de evento bianual sobre investigações acadêmicas. Universidades e centros de pesquisa de vários países africanos estão associados ao CDT-África, entre eles Etiópia, Quênia e Tanzânia. O órgão é financiado pelo Banco Mundial.

“A UFPB está entre as 36 instituições de ensino e institutos de pesquisa brasileiros aprovados para o Programa Institucional de Internacionalização (Print) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Universidade de Ohio é um de nossos aliados. Colaboramos há 11 anos. Este projeto com os africanos reforça o processo de internacionalização e potencial da UFPB para colaborar com outros países”, avalia o pró-reitor.

Segundo Medeiros, as discussões para esta cooperação técnica estão avançadas e ocorrem presencialmente e à distância. Em Ohio, surgiu uma primeira ideia, que seria a participação de discentes e de docentes em eventos acadêmicos conjuntos, além do intercâmbio entre grupos de pesquisa. “Não houve tempo hábil para elaborar um plano de trabalho formal. Mas as negociações são prósperas. É uma colaboração importante para a UFPB”.

Durante os trabalhos em Ohio, o pró-reitor também foi convidado e assumiu, enquanto membro externo, posto no comitê administrativo do programa internacional Global One Health initiative (GOHi), para o enfrentamento de desafios globais relacionados à Saúde. A UFPB renovou participação no projeto, por mais cinco anos, em abril.

“Devo ocupar esse espaço durante dois ou quatro anos. Mais uma vez, tivemos encontros bastante proveitosos do ponto de vista acadêmico-científico e de cooperação técnica. A Universidade de Ohio é muito comprometida com a pesquisa acadêmica”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis