Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

UFPE aciona Ministério Público para investigar ameaça a professores

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acionou o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF), solicitando que ameaças a estudantes e professores da instituição de ensino sejam investigadas.

A Procuradoria da República em Pernambuco já havia instaurado ontem (7), no final da tarde, procedimento para acompanhar a apuração policial, que tenta identificar quem deixou na sala do Diretório Acadêmico de História, na última terça-feira (6), uma carta com uma lista de nomes de professores e alunos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. O conteúdo da carta foi reproduzido em redes sociais.

Intitulada Doutrinadores e alunos que serão banidos do CFCH, a lista apócrifa elenca uma série de docentes, classificando-os como “doutrinadores”, “comunistas” e “uma ameaça à moral e aos bons costumes”. Já os alunos da instituição são tratados como “orientandos esquerdistas” e um “exército de viados, travecos, feminazis, prostitutas e todos os tipos de degenerados”.

Em um comunicado divulgado em seu site, a universidade repudiou as ameaças e insultos que estão sendo feitos a professores e estudantes do Centro de Filosofia e Ciências Humanas “devido ao posicionamento político-ideológico, à orientação sexual e à etnia” destes. Além de acionar o MPF e a PF, a reitoria da universidade também determinou a abertura de uma sindicância interna para tentar esclarecer os fatos.

“A UFPE não admite, sob qualquer hipótese, que a violência ameace as liberdades de cátedra e individuais, defendendo a academia como espaço para o pluralismo de ideias”, afirma a reitoria, convocando a comunidade acadêmica a denunciar casos semelhantes à Ouvidoria-Geral da instituição, por meio do site da universidade.

Repúdio

Em suas redes, o coordenador do Programa de Pós-Gradução em Sociologia, professor José Luiz Ratton, classificou os ataques aos citados nominalmente como “ofensas às várias e desejáveis formas de afirmação da cidadania brasileira, à autonomia da universidade pública, às liberdades civis e à democracia”.

Na tarde desta quarta-feira (7), a Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe) realizou um ato em repúdio às ameaças, em frente ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas. De acordo com a associação, cerca de 200 pessoas participaram do ato.

Agência Brasil

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

wallberviolencia

Deputado “paga” à esposa por “vale night”; entenda porque isso é violência

cachorro pitbull FOTO Pixabay

Policial é baleado após discussão com vizinho por causa de pitbull, em Bayeux

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado FOTO gilvan rocha agencia brasil

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

fernando_sastre_filho-motorista porsche SP

Justiça manda prender motorista de Porsche que causou acidente em São Paulo

joaoelucas (1)

ODE 2024: João Azevêdo abre ciclo de audiências públicas em Cuité

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB