Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ação popular questiona “transformação” de suplentes em titulares em Cabedelo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um grupo de moradores de Cabedelo vai entrar com uma ação popular contra a mudança no Regimento Interno da Câmara Municipal que deu aos suplentes poderes de vereadores titulares, como a participação na Mesa Diretora e em comissões. A votação que aprovou a alteração aconteceu na última terça-feira (4) e a presidente Geusa Ribeiro disse em entrevista que foi pega de surpresa e “não compactua” com o que chamou de “manobra governista”, apontando a influência do prefeito interino, Vitor Hugo, na ação.

A mudança no Regimento Interno foi apresentada às 19h40 para ser votada na sessão às 20h e com pedido de Regime de Urgência Urgentíssima. A presidente disse que estranhou a medida e disse que se sentiu desrespeitada.

Segundo a vereadora Geusa, foram 10 votos a favor e 5 contra a alteração, exatamente com os vereadores da oposição sendo contrários e os da base do prefeito interino com voto favorável. Ela acredita que eles queriam ganhar o poder de cassar para fazer possíveis mudanças futuras na Câmara.

Sobre a ação popular, será solicitada investigação pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) sobre o processo. Para Geusa, não há motivos para mudanças porque a Câmara está funcionado normalmente, com as comissões em trabalho, com os titulares que já possui.

“Na realidade a ação é para anular uma mudança que os vereadores suplentes aprovaram para dar aos mesmos poderes de vereador titular de mandato, como por exemplo a participação nas comissões permanentes existentes na Câmara Municipal e na nossa visão essa iniciativa não merece prosperar, tendo em vista que o caráter provisório do suplente é agente limitador pra a participação deles em comissões permanentes”, disse o advogado Antônio Medeiros, para quem “os suplentes estão usurpando dos titulares suas prerrogativas exclusivas, isto sem que os vereadores afastados e os presos ainda tenham sido oficialmente destituídos dos seus cargos por decisão judicial ou administrativa.”

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Karla Pimentel, Conde

Aprovados em concurso do Conde farão protesto porque prefeita se recusa a homologar resultado

1715353690663e385a6ee68_1715353690_3x2_lg

Cavalo Caramelo tem quadro estável após resgate e recebe tratamento para desidratação

irpf

Faculdade promove mutirão gratuito do Imposto de Renda no Shopping Tambiá neste sábado

idosaaereo (1)

Coração Paraibano: Idosa sofre infarto em Bananeiras e é transferida pelo transporte aéreo para o Hospital Metropolitano

crmv1 (1)

CRMV-PB aprova programa de controle populacional de animais em Monteiro e Vista Serrana

joaoplaca

João Azevêdo entrega escolas e anuncia novos investimentos em Cachoeira dos Índios e Bom Jesus

praia-de-cabo-branco-683x388

Operação flagra Bar do Cuscuz e outros estabelecimentos jogando esgoto na orla

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas neste final de semana

Estágio no MPF

MPF divulga resultado da prova objetiva para estágio em Direito; confira

Paraibano mata ex-namorada no Ceará

Paraibano é julgado no Ceará por matar técnica de enfermagem