Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Procon alerta sobre cobrança de consumação mínima em bares e danceterias

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O consumidor que frequenta bares, restaurantes, danceterias, casas noturnas e similares deve ficar atento para não ser vítima de uma irregularidade: a cobrança da consumação mínima, ou seja, o estabelecimento não poderá impor limites quantitativos para consumo em seus produtos e serviços disponíveis. A proibição está prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e na lei municipal 12.519.

Para impedir essa prática, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) está realizando campanha educativa informando sobre a legislação que regula o tema. “Saliento que a campanha Não Abuse! sobre a proibição da imposição da cobrança de consumação mínima é educativa, mas não isenta os estabelecimentos de arcarem com as conseqüências, caso estejam descumprindo a legislação”, alertou o secretário Helton Renê.

O titular do Procon-JP acrescenta que a campanha Não Abuse! é dirigida aos dois lados da relação consumerista e serve de alerta ao consumidor, mas no que se refere aos estabelecimentos, se algum for pego praticando essa irregularidade, sofrerá as penalidades previstas na legislação, e podem ser multados e ainda terem suas atividades temporariamente suspensas.

 Abusiva – Helton Renê explica que o artigo 39, inciso I do CDC proíbe aos fornecedores a imposição de limites quantitativos na venda de produtos e serviços. “A cobrança da chamada ‘consumação mínima’, aquela taxa estabelecida aos clientes para que consumam um valor mínimo, fere frontalmente o CDC e o cidadão, que é vítima de uma prática abusiva”.

 Helton Renê acrescenta que isso não pode ocorrer porque ninguém deve pagar por algo que não consumiu. “Ainda recebemos reclamações e pedidos de orientação sobre a questão. O que recomendamos é que o consumidor não deixe isso passar e, se for vítima dessa irregularidade, aconselho que guarde a comanda ou algum documento que comprove a prática da consumação mínima para que tomemos as medidas cabíveis. Ninguém pode entrar em um local e já ter definido um valor mínimo de consumo”.

Lei 12.519 – A lei municipal 12.519/2013 dispõe sobre a proibição de cobrança de consumação mínima em bares, danceterias, restaurantes, casas noturnas e afins de João Pessoa. “A lei regula os procedimentos no que diz respeito aos estabelecimentos que costumam cobrar ingressos para entradas e ainda vinculam isso à consumação mínima dentro do local”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada