Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Câmara de Campina promove oficina “Senado Mulheres nas Casas Legislativas”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Câmara de Vereadores de Campina Grande promoveu, nesta sexta-feira (31), das 8h30 às 16h, em parceria com o Programa Interlegis, do Senado Federal, a Oficina “Senado Mulheres nas Casas Legislativas”. O evento aconteceu no plenário da Câmara e contou com palestras, oficinas e debates sobre o empoderamento feminino, a saúde da mulher e a participação feminina na política.

A abertura contou com presença da presidente da Câmara de Campina Grande, vereadora Ivonete Ludgério; do coordenador-geral do Instituto Legislativo Brasileiro, Francisco Etelvino Biondo; da coordenadora da Procuradoria da Mulher no Senado Federal, Rita Polli Rebelo e do diretor executivo do Instituto Brasileiro de Políticas Públicas, Charles Mendes.

A vereadora Ivonete Ludgério disse na ocasião que a luta das mulheres ainda vai persistir por muito tempo até que alcance um equilíbrio de forças na sociedade. “Nós mulheres somos independentes e podemos viver sem a tutela masculina; muitos homens não aceitam esse empoderamento e apesar dos avanços como o que aconteceu com o advento da Lei Maria da Penha, ainda é temos que lutar muito contra a violência”, frisou a vereadora. Ela ainda acrescentou que falta punição para todos os tipos de crime no país e que é preciso, além de endurecer as leis, colocar em prática as que já existem e que a violência contra as mulheres acontece em todas as classes sociais.

A primeira palestra, ministrada pela manhã no plenário da Câmara, por Henrique Marques Ribeiro, coordenador do Observatório da Mulher contra a Violência, teve como tema:  “Observatório da Mulher contra a Violência – Análise de Dados para o Aprimoramento das Políticas Públicas”. Já durante a tarde, a partir das 13h30, também no plenário, aconteceu a Oficina Desafios para Ascensão Profissional de Mulheres, realizada pela jornalista Ramila Moura, da Procuradoria da Mulher e por Maria Terezinha Nunes, gestora do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Senado Federal. No mesmo horário, realizada no Salão Nobre da Câmara, houve a Oficina Saúde da Mulher: autonomia no corpo e na vida, ministrada por Rita Polli Rebelo, coordenadora da Procuradoria da Mulher no Senado Federal.

As palestras e oficinas foram coordenadas pela Secretaria de Apoio Parlamentar da Casa de Félix Araújo e contou com inscrições gratuitas realizadas pelo portal camaracg.pb.gov.br. Foram registradas a participação de muitas mulheres de outros municípios, além de Campina Grande, como Areia, Lagoa Seca, Olivedos, Puxinanã, Queimadas e Soledade. todos os inscritos receberão certificados de participação no evento.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes