Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

PRF, DERs, SEMOBs e a (falta de) fiscalização

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na edição do recente dia 12, o jornal Correio da Paraíba trouxe matéria alusiva ao transporte intermunicipal de passageiros, chamando a atenção de que o DER/PB dera um prazo para que determinada empresa renove sua frota, sob pena de perder a respectiva concessão.

Mas, nessa mesma matéria consta declaração do diretor de planejamento do próprio DER/PB, expressando o seguinte: – “Entendemos que a concorrência com o transporte alternativo (ilegal) enfraquece as empresas financeiramente, deixando apenas as gratuidades como as de pessoas com deficiência, idosas e outras para os ônibus. Mas é uma concessão pública e nosso dever é zelar por ela. Caso não apresente melhorias nos serviços, iremos cassar a linha”.

Vamos repetir: o diretor de planejamento do DER/PB reconhece que a concorrência com o transporte ilegal enfraquece financeiramente as empresas legais,  especialmente porque estas mais transportam os passageiros com “passe livre”, enquanto boa parte dos que pagam a passagem ficam sendo transportados pelo transporte ilegal (que não paga impostos, que não se submete ao cumprimento de horários, que só opera quando realmente há bastante passageiros pretendendo viajar). Se tratando de uma concessão pública e ao enfatizar que “nosso dever é zelar por ela”, faltou dizer que também é dever dos órgãos que gerenciam o transporte público, neste zelo aspecto do zelo que devem ter para com o mesmo, o de fiscalizar e proibir o transporte ilegal. E este transporte ilegal (que não paga impostos nem dá direito às gratuidades) é claramente um prejudicador do transporte legal!

Essa omissão fiscalizatória ou, não sendo omissão, falta de estrutura operacional para bem fiscalizar e proibir efetivamente o transporte ilegal de passageiros, não é própria e bem antiga só por parte do DER/PB, não! Essa omissão (ou falta de estrutura operacional) é nacional, ou seja, atinge a PRF (Polícia Rodoviária Federal), os DERs dos diversos estados brasileiros no que tange às rodovias estaduais e em mesma dimensão aos órgãos municipais gerenciadores do trânsito e transporte urbano. Aliás, a omissão fiscalizatória, preventiva, aqui no Brasil e especialmente nos centros urbanos, dá-se em relação a vários setores. O cômodo procedimento tem sido o de primeiro deixar acontecer para só depois tentar corrigir… e aí geralmente o problema já fica tão grande e complexo que a solução para ele resulta cada vez mais lenta ou até desesperançosa.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

rio agua FOTO Pixabay

Açude sofre rompimento em Bananeiras e Prefeitura abre acessos para moradores de comunidades

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Professora morre em acidente de moto na BR-412, em Serra Branca

ambulancia FOTO Pixabay

Carro capota na BR-230, em Santa Rita, e mulher é socorrida ao Hospital de Trauma

google FOTO Pixabay

MPF e DPU acionam Google por disseminação de discurso de ódio

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Pilar

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene

computador estudos FOTO Pixabay

Governo adia Concurso Unificado por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

wallberviolencia

Deputado “paga” à esposa por “vale night”; entenda porque isso é violência

cachorro pitbull FOTO Pixabay

Policial é baleado após discussão com vizinho por causa de pitbull, em Bayeux