Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Secretaria de Saúde capacita servidores com curso de Libras para atender surdos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) capacitou servidores com o curso de Libras, para facilitar a comunicação entre funcionários e o público surdo. Marmuthe Cavalcanti (PSD), que propôs a presença, em 2016, de intérpretes de Libras nos órgãos da administração pública municipal enquanto vereador na Câmara da Capital, lembrou que seu Projeto de Indicação 478/2016 está inspirando a gestão atual na aplicação dessa medida.

A SMS concluiu, neste mês de junho, mais uma capacitação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O certificado de conclusão do curso foi entregue aos profissionais que trabalham na sede da Secretaria, em funções administrativas.

“Mesmo afastado da Câmara, os nossos projetos e solicitações de obras e serviços continuam dando frutos e tornando-se realidade. É muito gratificante ver ideias que apresentamos no parlamento sendo colocadas em prática e trazendo benefícios para a população”, lembrou Marmuthe.

Os três Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) possuem, atualmente, intérprete em tempo integral no serviço. Algumas unidades de saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) e o Instituto Cândida Vargas (ICV) têm profissionais com qualificação em Libras que auxiliam no acolhimento e nos primeiros contatos. Além desses, na atenção básica existem quatro intérpretes na língua de sinais para acompanhamento dos pacientes em exames e consultas.

“Não seria justo com aqueles que precisam transpor diversas barreiras, diariamente, para realizar ‘simples tarefas’, que não fossem tratados adequadamente. Por isso, esperamos que o trabalho dos interpretes de Libras seja adotado por todos os órgãos da administração municipal”, disse Marmuthe.

Libras

A Língua Brasileira de Sinais, reconhecida desde 2002 como segunda língua oficial do Brasil, é utilizada por deficientes auditivos para comunicação entre eles e entre surdos e ouvintes. Nesse contexto, destaca-se o papel dos tradutores e intérpretes de Libras, que fazem a mediação desta comunicação e proporcionam às pessoas com deficiência auditiva a ampliação da capacidade de adquirir informações e conhecimento.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais

Chuvas, RS

Com 80% do estado afetado pelas chuvas, RS tem fuga em massa de Porto Alegre em busca de água

Poste, queda

Postes caem na Rua da República e trânsito é bloqueado

Policiais 2

Concurso da PM: homens e mulheres terão igual redução de tempo em prova