Paraíba participa na Bahia de conferência que visa modernizar defesa agropecuária

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Paraíba participa desde a terça-feira (5) até quinta-feira (7), em Salvador, da 6ª Conferência Nacional e 1ª Internacional de Defesa Agropecuária. O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), e a Paraíba é representada pelo secretário estadual de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, que também foi convidado na condição de presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (CONSEAGRI).

O tema central da Conferência é “Moderniza Defesa: Processos, Serviços e Sustentabilidade”, tendo como objetivo discutir, de forma transversal, as demandas da sociedade, seja do ponto de vista dos serviços finalísticos prestados às distintas cadeias produtivas, como também dos controles de processos que resultam na oferta de alimentos livres de resíduos e contaminantes; fortalecimento do sistema de vigilância ativa e passiva pela adoção da inteligência quarentenária e princípios epidemiológicos; municipalização dos serviços de defesa agropecuária; manejo de pragas, controle de enfermidades e impactos ambientais.

O evento, que já contemplou as regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, desde 2006 conseguiu reunir mais de 5.500 pessoas. Em sua versão atual tem 600 inscritos de 25 Unidades da Federação e com a perspectiva de serem atingidos os 700; tem 92 trabalhos científicos submetidos, dos quais 40% afiliados à Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia — ADAB, reunindo 110 palestrantes/moderadores para tratarem dos seguintes eixos temáticos: “Ciência e Tecnologia a Serviço da Defesa Agropecuária”; “Fitossanidade”; “Defesa Sanitária Animal”; “Desafios e perspectivas para o uso de Agrotóxicos”; “Sementes e Mudas”; e “Sanidade Apícola”.

Histórico da SBDA
A Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária – SBDA, fundada em 16 de agosto de 2010, constitui-se numa associação civil e de direito privado sem fins lucrativos, de finalidade técnico-científica e de utilidade pública, com natureza jurídica própria, regida por um Estatuto e pela legislação em vigor. A SBDA tem como missão promover a integração das entidades e das pessoas executoras da Defesa Agropecuária, colaborar e zelar para o aperfeiçoamento do Sistema Brasileiro de defesa Agropecuária.

Observação: a foto que ilustra esta matéria mostra ao centro o secretário Rômulo Montenegro à mesa de autoridades brasileiras e estrangeiras, na abertura da Conferência, no Bahia Othon Plaza, em Salvador.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa