Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Defensor de intervenção militar agride jornalista paraibana que cobria crise de combustíveis

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A jornalista Ludmila Costa foi agredida enquanto trabalhava fazendo a cobertura das manifestações e problemas enfrentados pela população por conta da greve dos caminhoneiros. O fato foi registrado neste domingo (27), na capital paraibana, conforme ela narrou em uma postagem em seu perfil no Instagran.

A jornalista prestou queixa na Polícia Civil, onde foi feito um Boletim de Ocorrência contra o agressor, que foi filmado durante a ação. Ela não soube identificar quem era o homem, mas contou que ele defendia a intervenção militar, enquanto ela entrevistava um senhor a respeito das dificuldades para abastecer durante a greve dos caminhoneiros. Irritado, ele interferiu várias vezes na conversa de Ludmila com o entrevistado, até que o interlocutor ameaçou chamar a polícia. “Melhor seria chamar a ambulância porque esse cidadão não está em seu juízo normal”, disse ela. A partir daí, o defensor da intervenção militar passou a proferir vários xingamentos contra a repórter. O entrevistado interveio e deu-lhe um tapa. A confusão, então, foi generalizada.

Veja postagem feita por Ludmila:

“Ontem, assim como outros profissionais da imprensa, fui atacada e ofendida durante a execução do meu ofício maior, que é informar. Saí de casa num domingo à tarde, deixei família em casa, enfrentei a escassez de gasolina e seguir com a missão. Logo na primeira parada, um cidadão apareceu a pé e começou a atacar a imprensa de uma forma geral e depois direcionado a mim. “Cachorra” foi a palavra que escutei pela primeira vez de forma pejorativa.

Sou mulher, jornalista, estudante, filha e acima de tudo cidadã que cumpre seus deveres e obrigações. Não admito qualquer abuso, principalmente quando estou exercendo meu direito de trabalhar. O boletim foi registrado e tenho imagens do agressor. Vai responder na polícia por ameaça.

Porque me calar não é uma opção. Vou continuar falando o que penso, trabalhando no que gosto e defendendo o que é certo e justo. Ainda sinto no peito uma pontada de aflição por toda cena que presenciei. Agradeço de coração a um senhor que foi o único a me defender (as outras pessoas só assistiram de longe ou filmaram com celular). Gostaria de poder abraça-lo e agradecer pessoalmente. Enfim, fica o desabafo de mais um episódio dessa narrativa louca que estamos vivendo esses dias”.

Foto do suspeito de agressão à jornalista

Solidariedade – A respeito do triste episódio envolvendo Ludmila e outros profissionais de imprensa do Estado, a exemplo de Herbert Araújo e Antonio Vieira, ambos da TV Cabo Branco, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba emitiu uma nota, reproduzida a seguir:

Sindicato dos Jornalistas da PB repudia desrespeito à imprensa na cobertura dos protestos

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba vem a público para expressar seu mais veemente repúdio às reações de hostilidade e até mesmo de agressão a profissionais de imprensa da Paraíba. A intolerância e o desrespeito, infelizmente, têm vindo à tona em várias situações durante as coberturas da crise dos combustíveis e devem ser rechaçadas com ênfase.

Cobramos das autoridades de Segurança da Paraíba que sejam punidos com rigor os cidadãos que atentam contra o livre exercício do mister de informar. Os jornalistas não devem ser censurados, coagidos, patrulhados, desrespeitados e muito menos agredidos por atuarem profissionalmente para levar à população informações para a sobrevivência em tempos caóticos como os que vivemos.

Nossa solidariedade é prestada a todos os companheiros que tenham se sentido aviltados nos recentes episódios e estendemos a todos os profissionais, de todas as emissoras, nosso respeito e compreensão. Como jornalistas, defendemos o direito de TODOS. Não cabe a nenhum movimento julgar a quem fornecer informações, até porque vivemos em um país democrático e tolerante. Discordar é um direito, mas respeitar é um dever.

A diretoria

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB__

Homem é preso suspeito de fazer criança refém e manter mulher em cárcere privado em João Pessoa

Banco do Nordeste

Mais de 400 mil candidatos fazem provas do concurso do Banco do Nordeste neste domingo

preso FOTO Pixabay

Polícia Civil prende, em Patos, suspeito de matar ex-namorada em Cabedelo

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem quase 20 apostas premiadas na Mega-Sena

_viatura pcpb FOTO Ascom PCPB

Polícia conclui inquérito sobre jovens encontrados mortos em estrada no Sertão da PB

incendio pousada em porto alegre

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

luizcoutofrente

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano