Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Frei Anastácio parabeniza MPPB por impedir fechamento de escola em Sumé

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) parabenizou os Ministérios Públicos Estadual e Federal por terem impedido anulação de todo o procedimento que pedia o fechamento da Escola Municipal Senador Paulo Guerra, localizada no Assentamento da Reforma Agrária Mandacaru, no município de Sumé. “A escola  funcionava há 19 anos no local e estava para ser fechada pela Prefeitura do município.Nosso mandato acionou os Ministérios Públicos e a resposta veio rápida”, destacou.

A decisão do Ministério Público favorável à manutenção da escola no assentamento, foi tomada após tentativa de conciliação entre os pais dos alunos prejudicados pelo processo não ter obtido êxito, junto à prefeitura de Sumé.

Segundo o deputado,após a decisão, o município deverá reabrir as escolas no segundo semestre, e no caso de descumprimento será ajuizada uma ação civil publica, uma vez que há vedação legal para nucleação da educação infantil.

 “Estou feliz que a decisão do MP tenha sido favorável à reabertura da escola. Os moradores daquele assentamento merecem essa vitória. É bom saber que podemos contar com o MP para causas que beneficiam o povo”, disse Frei Anastácio.

Relembre o caso

No início de fevereiro, após a Prefeitura de Sumé anunciar o fechamento da escola do assentamento, Frei Anastácio participou de reunião com as famílias da comunidade para discutir a situação. Se a escola fosse fechada, trinta crianças, com idades entre 3 e 10 anos, teriam que  se deslocar 40 quilômetros, ida e volta, todos os dias, para estudar na escola mais próxima.

Logo após a reunião, o parlamentar pediu providências aos Ministérios Públicos Federal e Estadual para evitar o fechamento dessa escola, pois acreditava que isso representava um desrespeito com as famílias do assentamento e com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Além disso, o parlamentar levou o problema ao conhecimento do Poder Legislativo, através de pronunciamento na tribuna e recebeu apoio e aparte de alguns dos deputados estaduais.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes