Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MT garante recurso para conclusão de dragagem no Porto de Cabedelo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Até o final deste ano, o projeto executivo para conclusão da dragagem do Porto de Cabedelo será concluído e os recursos disponibilizados no Orçamento Geral da União para 2019. A informação foi repassada à presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo, pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, durante reunião nessa quarta-feira (18), em Brasília,  quando foi discutida a conclusão da dragagem do canal de acesso do Porto de Cabedelo, cujo anteprojeto foi entregue pela Docas no final de 2017. O deputado federal Wilson Santiago Filho participou da reunião no MT.

“Formalizamos aqui o compromisso de que vamos concluir ainda este ano o projeto executivo de dragagem do porto (de Cabedelo) para que no início do ano que vem a gente possa iniciar o processo de dragagem fazendo o aprofundamento necessário para que o porto volte a receber todo tipo de carga contribuindo para o desenvolvimento da Paraíba”, garantiu o ministro após a audiência.

Desde o ano passado, a presidente da Docas-PB vem articulando junto à bancada paraibana e ao Governo Federal, os meios para viabilizar a conclusão da dragagem. “Entendemos que junto aos investimentos que o Governo do Estado e a Companhia Docas vêm fazendo no Porto de Cabedelo, a dragagem é fundamental para que possamos avançar ainda mais e buscar novas operações que só são possíveis com um calado maior”, destacou Gilmara.

Já o deputado federal Wilson Filho lembrou que o investimento para realização da intervenção é alto, por isso é importante contar com esse compromisso do ministro em deixar garantidos os recursos no Orçamento do ano que vem e concluir o projeto ainda este ano.

Calado – O porto paraibano tem um canal de acesso com calado de 9,14m de profundidade com capacidade para atracar embarcações que estejam com até 35 mil toneladas de carga. Com a conclusão da dragagem, o calado chegaria a 11m, podendo operar embarcações com até 55 mil toneladas de carga.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

pracaintermares (1)

Prefeitura de Cabedelo revoga doação de terreno em Intermares a construtora

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais

Chuvas, RS

Com 80% do estado afetado pelas chuvas, RS tem fuga em massa de Porto Alegre em busca de água