Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Estação Cabo Branco promove oficinas de música e arte

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Neste fim de semana, a partir das 10h, arte-educadores do Programa Ciranda Curricular, estarão ministrando oficinas de violão, percussão, origami e contação de história na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, localizada na Avenida João Cirilo Silva, s/n, Altiplano. As oficinas são gratuitas e não precisam de inscrição prévia. O espaço, Sala de Práticas Educacionais, é aberto ao público de todas as idades.

De acordo com o arte-educador, Raimundo Severino, a procura pelas oficinas tem sido não apenas das escolas, mas também por pessoas que estão apenas visitando nos finais de semana o complexo arquitetônico. Raimundo, que está na Estação desde o início do programa, ministra neste sábado a oficina de violão básico. Os participantes da oficina terão conhecimento da escala musical, partitura, notas e cores da música.

O arte-educador Jose Carlos Souza que ministra a oficina de contação de história diz que o objetivo da oficina é formar o contador de história, estimular a imaginação das crianças e participantes. Em uma de suas dinâmicas as crianças, ao final, se tornam personagens da própria história.

No sábado (11), acontecem as oficinas de violão e contação de história e no domingo (12), as oficinas de percussão com o arte-educador Luciano, e origami e artesanato com a também arte-educadora Débora Carvalho. Na ocasião Débora Carvalho fará experimentos, falará sobre a origem do origami no mundo, sua finalidade e fará acompanhamento das dobraduras com os participantes da oficina. Débora Carvalho, que está há cerca de dois anos no programa, diz que o Ciranda Curricular foi o norteador na sua vida e que além de ensinar como se faz a arte, aprende muito ao mesmo tempo.
          
Programa – O Ciranda Curricular é um programa de arte-educação e inclusão que busca criar na escola um espaço de interação entre toda a comunidade. Ele é promovido pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). As atividades acontecem aos sábados através de oficinas artísticas, educativas e profissionalizantes que são ofertadas para estudantes, familiares e comunidade em geral. Não há qualquer restrição no que diz respeito à faixa etária, sexo, etnia, credo e escolaridade.

O programa está na Estação Cabo Branco há cerca de um ano e tem atraído pessoas de várias idades e movimentado bastante a casa nos dias de semana e nos finais de semana. A todo o momento os oficineiros (com são chamados as pessoas que ministram as oficinas) estão circulando pela Estação convidando os visitantes a participarem das oficinas na sala de práticas educacionais.
 
A programação não para por ai. No próximo sábado, dia 25 de julho, haverá oficina de quadrinização com o arte-educador Hausman Santos. Na oficina o instrutor usará as técnicas da perspectiva anatômica, noções de desenho, mostrará como se produz uma tirinha, como se constrói um layout, um store board e um fanzine.
 

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene

computador estudos FOTO Pixabay

Governo adia Concurso Unificado por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

wallberviolencia

Deputado “paga” à esposa por “vale night”; entenda porque isso é violência

cachorro pitbull FOTO Pixabay

Policial é baleado após discussão com vizinho por causa de pitbull, em Bayeux

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado FOTO gilvan rocha agencia brasil

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

fernando_sastre_filho-motorista porsche SP

Justiça manda prender motorista de Porsche que causou acidente em São Paulo

joaoelucas (1)

ODE 2024: João Azevêdo abre ciclo de audiências públicas em Cuité

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação