Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Oposição pede nova planilha depois de audiência com Ubiratan

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os esclarecimentos dados pelo secretário de Estado das Finanças, Marcus Ubiratan, sobre o empréstimo de R$ 191 milhões que o governo estadual pretende contrair junto ao do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) não foram considerados suficientes para que a Assembleia aprove o atual projeto de lei enviado pelo Poder Executivo. A Sessão Especial realizada hoje à tarde, no plenário Deputado José Mariz, foi proposta pelos deputados Dunga Júnior (PTB), Manuel Ludgério (PDT) e Jacó Maciel (PDT), com o objetivo de solicitar um maior detalhamento sobre a matéria.

Como as informações não atenderam as expectativas da oposição, a Comissão de Cidadania e Justiça está solicitando que o Poder Executivo anexe ao projeto de lei um relatório com um planejamento detalhado dos recursos a serem destinados, principalmente a investimentos com saúde. Segundo o presidente da CCJ, deputado estadual Zenóbio Toscano (PSDB), a matéria poderá ser apreciada pela Comissão na próxima terça-feira, 14, com a condição de que o Governo envie o relatório a Assembleia até a próxima segunda-feira, 13. 

"Se as informações não chegarem na segunda, não emito parecer na terça-feira", prometeu Zenóbio Toscano.

Para o líder da bancada de oposição, deputado Manoel Ludgério, a sessão especial comprovou que não houve tentativa da Assembleia Legislativa de prejudicar a apreciação do requerimento que pede autorização para o empréstimo. Segundo ele, os parlamentares paraibanos precisariam ter conhecimento de como os recursos serão utilizados, por isso, a importância de um aprofundamento da referida transação financeira entre o Estado e o BNDES.

“Este material chegou tardiamente a esta Casa, e mesmo os esclarecimentos feitos pelo secretário Marcus Ubiratan deixam a desejar em alguns aspectos, pois todas as obras ainda estão no campo das previsões. Por exemplo, precisamos saber quais serão e os valores de equipamentos a serem instalados nos hospitais previstos para serem construídos ou em fase de conclusão”, finalizou o Ludgério. 

O secretário Marcus Ubiratan ocupou a tribuna e durante aproximadamente uma hora apresentou um Plano de Aplicação de Recursos e contempla sete programas, entre eles, de saúde, segurança pública e de abastecimento de água. Segundo ele, o relatório atende exigências feitas pelo próprio BNDES de que os recursos a serem adquiridos por meio do empréstimo sejam destinados a obras já em andamento e como depósitos de contra-partida em convênios firmados com o governo federal.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

rio agua FOTO Pixabay

Açude sofre rompimento em Bananeiras e Prefeitura abre acessos para moradores de comunidades

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Professora morre em acidente de moto na BR-412, em Serra Branca

ambulancia FOTO Pixabay

Carro capota na BR-230, em Santa Rita, e mulher é socorrida ao Hospital de Trauma

google FOTO Pixabay

MPF e DPU acionam Google por disseminação de discurso de ódio

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Pilar

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene

computador estudos FOTO Pixabay

Governo adia Concurso Unificado por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

wallberviolencia

Deputado “paga” à esposa por “vale night”; entenda porque isso é violência

cachorro pitbull FOTO Pixabay

Policial é baleado após discussão com vizinho por causa de pitbull, em Bayeux