UFPB abre 75 vagas em seleção para médico residente

O Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou o edital do processo seletivo 2022 para admissão de médicos residentes. Estão sendo ofertadas 75 vagas distribuídas em 17 programas, que têm duração de um a três anos. O treinamento em serviço converge com o compromisso da Reitoria da UFPB com a formação e qualificação dos profissionais de saúde.

Os programas de residência são nas seguintes especialidades: Anestesiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia e Metabologia, Endoscopia Ginecológica, Gastroenterologia, Hepatologia, Infectologia, Mastologia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Obstetrícia e Ginecologia, Oftalmologia, Pediatria, Psiquiatria e Reumatologia.

As inscrições deverão ser efetuadas entre 14 de setembro e 15 de outubro de 2021, exclusivamente por meio do site do CCM. O valor da taxa de inscrição, a ser pago por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), é de R$ 400. Há possibilidade de isenção da taxa, de acordo com as situações elencadas no edital. O período para os candidatos solicitarem a isenção será os dias 14 e 15 de setembro.

Os recém-formados que pretendem se candidatar a um dos Programas de Residência Médica com acesso direto precisam ter a graduação em medicina concluída ou com data prevista para conclusão até o dia 28 de fevereiro de 2022. No caso dos médicos que já têm uma especialidade e pretendem realizar uma subespecialização, a residência exigida deve ser concluída ou ter data prevista para conclusão até 28 de fevereiro de 2022.

A coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme/CCM), professora Eutília Freire, explica que a residência é um tipo de curso de especialização e consiste em um treinamento em serviço, com dedicação exclusiva e sob a orientação de profissionais chamados de preceptores, que orientam os residentes no exercício da função. O valor atual da bolsa-residência é de R$ 3,3 mil, para uma carga horária de 60 horas semanais.

O principal campo de treinamento da residência é o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), no campus João Pessoa da UFPB, além de unidades básicas de saúde e dos hospitais de referência, como o Hospital de Trauma de João Pessoa e o Complexo Hospitalar de Mangabeira, o Trauminha.

A prova do processo seletivo será aplicada no dia 31 de outubro, no campus João Pessoa da UFPB e o resultado final será disponibilizado até o dia 29 de dezembro. A residência médica terá início em 03 de março de 2022. Dúvidas sobre a seleção devem ser esclarecidas junto à Comissão de Residência Médica, pelo site do CCM ou pelo e-mail coremeinscricoes@gmail.com.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.